19 de dezembro de 2024
Publicado em • atualizado em 15/12/2016 às 16:31

Comunicadores da Alegria ajudam a amenizar dor com sorrisos e músicas

Comunicadores da alegria em um dos quartos do HGG (Foto: Samuel Straioto)
Comunicadores da alegria em um dos quartos do HGG (Foto: Samuel Straioto)

Qual o benefício de um abraço? De um sorriso? De uma música? O abraço pode tirar a solidão. O sorriso, uma porta de entrada para a alegria. Uma música para aliviar os males desta vida, é como diz o ditado, “quem canta os males espantam”. O ambiente nesta quinta-feira (15), no Hospital Geral de Goiânia, Alberto Rassi, (HGG) foi assim.

Acostumados a levar notícias em que nem sempre são boas, jornalistas tiveram a oportunidade de estarem junto dos pacientes do HGG. Convidados pelo Idtech, Organização Social que administra a unidade, profissionais de imprensa e membros do Circo Lahetô foram os Comunicadores da Alegria.

Com jaleco branco e rostos pintados como palhaços, a missão foi tirar de pauta a dor, a tristeza e a desesperança. A paciente Geisilane Alves Rodrigues Oliveira, está internada em uma das enfermarias do HGG há cinco dias e disse que trabalho como este é importante e colabora para alegrar o coração quando está desanimado, se recuperando, durante um tratamento.

“É muito bom este trabalho. Ajuda já conhecia este trabalho. Não tinha visto, é importante para nós”, afirmou.

Já a enfermeira do HGG, gerente de uma das áreas de internação Lorena Flôres, avaliou que muitas vezes, no dia a dia, no acompanhamento dos pacientes, percebe que várias pessoas que estão se recuperando, não se sentem bem, ficam bastante desanimadas. Um sorriso, uma música, um abraço dos Comunicadores da Alegria, pode parecer um gesto pequeno, mas que faz diferença.

“Só quem trabalha no hospital para ver o quanto pacientes sofrem, ficar numa cama, dependendo de alguém para cuidar. Quando tem estas atividades, os pacientes, aumentam o ânimo, a fé, e a compreensão que preciso ter forças para continuar lutar”, destacou.