Em celebração ao Dia Mundial da Água, a Marajoara Laticínios está divulgando suas iniciativas sustentáveis de aproveitamento hídrico, sendo a principal delas o projeto Fertirrigação, que aproveita as águas residuais da fábrica.
A Marajoara possui uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) própria, que trata a água utilizada, destinando-a, em seguida, para uma rede de irrigação montada em uma área de pasto com 160 mil m².
A iniciativa acontece para evitar o descarte da água em córregos de Goiás, dando novo uso para os recursos hídricos ao irrigar o pasto, mantendo a produtividade durante todo o ano.
“O nosso sistema de tratamento da água por flotação assegura uma eficiência superior a 90%, bem mais do que os 60% exigidos pela legislação ambiental. Até então, essa água já devidamente tratada era lançada no Córrego Grimpas. Porém, com esse projeto de fertirrigação conseguiremos dar uma destinação mais sustentável para essa água”, explica o gestor de compras da Marajoara, Vinícius Junqueira.
Leia também: Empresa investe em embalagens retornáveis para minimizar o descarte inadequado de PETs
Pollyana Cicatelli
Jornalista e assessora de imprensa com pós-graduação em Comunicação Organizacional. Responsável pela editoria de cultura / diversão e colunista de turismo no Diário de Goiás. * Contato e sugestão de pauta: [email protected]