12 de setembro de 2024
Publicado em • atualizado em 19/09/2023 às 14:52

Com retomada, Instituto Jardim Cultural beneficia APAE Goiânia com sessão de cinema gratuita

Alunos e profissionais da instituição terão sessão gratuita de cinema, no CineX (Divulgação)
Alunos e profissionais da instituição terão sessão gratuita de cinema, no CineX (Divulgação)

Nesta quarta-feira (20), 84 alunos e profissionais da APAE Goiânia terão uma sessão de cinema gratuita fruto da parceria entre o Instituto Jardim Cultural (IJC) e o cinema CineX, do Centro Cultural Oscar Niemeyer. A ação é a primeira após a retomada do Instituto que anteriormente precisou interromper suas atividades devido a chegada da covid-19.

Com o intuito de promover um momento de entretenimento e aprendizado aos alunos da instituição, o filme selecionado foi “Tartarugas Ninja”, que será exibido em formato dublado e 2D, para facilitar a compreensão e acessibilidade aos espectadores.

Com nova gestão a promessa é de que goianos serão beneficiados com muita arte, teatro, cinema, música, literatura, além de cultura popular regional. É oque defende a nova Presidente do Instituto, Pollyana Cicatelli, que dispõe de experiência no setor, onde já atuou como bailarina, musicista, atriz e produtora. “Nossa visão está totalmente voltada a democratização da cultura aos goianos. Quanto mais pessoas tiverem acesso às ações, estaremos mais perto de atingir nossos objetivos”, diz em entrevista ao Diário de Goiás.

A Presidente reforça que além de fomentar o setor no Estado, o Instituto busca apoiar os produtores, assim como artistas e grupos culturais, sempre mantendo as ações gratuitas. “Acreditamos que os desafios maiores estão relacionados às verbas, já que o Instituto Jardim Cultural é uma organização sem fins lucrativos e depende de apoio da iniciativa pública e privada”, defende Cicatelli.

Ainda segundo Pollyana, o Instituto existe desde 2006 e já realizou inúmeros projetos em todo o Brasil como seminários, encontros da cultura popular, palestras, shows, oficinas, apresentações de dança, teatro e música, feiras de artesanato e gastronomia, exibição de vídeo-documentários, atividades infantis, exposições artísticas, entre outros.

Elysia Cardoso

Jornalista formada pela Uni Araguaia em 2019