A Colettiva Preta promoverá, no próximo sábado (23), a oficina “Moda Africana: fortalecendo trabalhadoras imigrantes”, com objetivo de evidenciar a importância do fortalecimento de trabalhadoras imigrantes em Aparecida de Goiânia. O evento gratuito começa às 9h e será mediado pelas afroempreendedoras Dédé Amandine Vovo e Saturnina da Costa.
A temática central da oficina pretende discutir a respeito dos direitos trabalhistas, a partir da perspectiva de uma moda afrocentrada, trabalho digno e justiça socioambiental. Por meio de trocas de experiências, o enfoque será na participação social, no fortalecimento e na organização de empreendedoras. Ao todo, o projeto conta com uma série de três oficinas, envolvendo lideranças comunitárias e ampliando diálogos com a população LGBTQIA+, trabalhadores informais, jovens negras e imigrantes.
A iniciativa é promovida pela Colettiva Preta, por meio do projeto Colettiva Preta em Movimento Costurando Moda com Direitos, com apoio do Fundo Brasil de Direitos Humanos, Fundo Labora, e parceria institucional com a Associação Mestre Bimba. A temática central da oficina pretende discutir a respeito dos direitos trabalhistas, a partir da perspectiva de uma moda afrocentrada, trabalho digno e justiça socioambiental.
Este primeiro encontro acontecerá no Ponto de Cultura da organização, localizado na Rua 04, Qd.09, Lt. 09, Parque Santa Cecília, em Aparecida de Goiânia. Será aberto ao público, sem necessidade de inscrição prévia, totalmente gratuito e com certificado de participação de duas horas.