21 de novembro de 2024
Publicado em • atualizado em 25/10/2024 às 19:15

Circuito das Cavalhadas acontece na Cidade de Goiás neste final de semana

As Cavalhadas são uma representação tradicional dos torneios medievais que recriam as batalhas entre cristãos, vestidos de azul, e mouros, de vermelho. Foto: Secult Goiás
As Cavalhadas são uma representação tradicional dos torneios medievais que recriam as batalhas entre cristãos, vestidos de azul, e mouros, de vermelho. Foto: Secult Goiás

Neste final de semana, sábado (26) e domingo (27), o Circuito das Cavalhadas do Governo de Goiás acontece na Cidade de Goiás. A encenação da batalha entre mouros e cristãos será realizada no Estádio Hélio Loyola, a partir das 16 horas, com entrada gratuita.

As Cavalhadas são uma representação tradicional dos torneios medievais que recriam as batalhas entre cristãos, vestidos de azul, e mouros, trajados de vermelho. A manifestação é inspirada no livro “Carlos Magno e Os Doze Pares da França”, quando o guerreiro cristão batalhou contra os sarracenos, de religião islâmica.

Realizada pela Prefeitura Municipal da cidade de Goiás, o festejo tradicional goiano conta com investimento de R$ 4,4 milhões destinados a fortalecer a manifestação em 15 cidades do estado. Os recursos garantem a estrutura e o espetáculo a céu aberto, gratuito ao público.

Cultura goiana

As tradicionais Cavalhadas da cidade de Goiás foram realizadas pela primeira vez em 1820, durante as festividades do Divino Espírito Santo. As encenações encerraram no final da década de 1920, sendo retomadas nos anos 1980 e 1990. Após a pandemia da Covid-19, a festividade retornou em 2022, no dia 12 de outubro em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, entrando definitivamente no Circuito das Cavalhadas do Governo de Goiás.

No Brasil, há registro do evento desde o século XVII, geralmente durante a festa do Divino nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. No final das batalhas, os cristãos vencem os mouros, que acabam se convertendo ao cristianismo.

Em Goiás, as Cavalhadas são realizadas há mais de 200 anos. Uma festa que une religiosidade, cultura e valorização do patrimônio imaterial do estado com o fortalecimento do fluxo turístico e econômico das cidades que realizam os festejos. As batalhas representam a preservação da história, da cultura e da fé do povo goiano

Luana Cardoso

Luana

Atualmente atua como repórter de cidades, política e cultura. Editora da coluna Crônicas do Diário. Jornalista formada pela FIC/UFG, Bióloga graduada pelo ICB/UFG, escritora, cronista e curiosa. Estagiou no Diário de Goiás de 2022 a 2024.