O Cine Teatro São Joaquim, localizado na cidade de Goiás, foi reconhecido por profissionais do audiovisual como uma das melhores salas de cinema do Brasil. Gerenciado pelo governo estadual, o espaço possui tecnologia de ponta e estrutura para receber mais de 200 expectadores.
Além dos cineastas brasileiros, os estrangeiros também aprovaram o local, durante a 26ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), realizada de 10 a 15 de junho.
“Não há projeção melhor no Brasil. A qualidade aqui é absolutamente extraordinária. A tela é muito grande, o que dá uma dimensão única aos filmes. É realmente muito legal”, afirmou o diretor e produtor João Moreira Salles após assistir a uma sessão no espaço.
Para o roteirista e diretor goiano Daniel Calil, a experiência foi marcante. “A exibição do nosso filme teve uma qualidade surpreendente. A digitalização do cinema foi feita com muito carinho e atenção. A sensação de ver o filme nessa tela foi intensa. Com projeção e som tão impecáveis, a imersão do público é total”, destacou.
Modernização
Inaugurado em 1857, o Teatro São Joaquim é o mais antigo do estado de Goiás. Passou a exibir filmes em 1909, mas encerrou suas atividades cinematográficas em 1926. Após anos de inatividade, foi reaberto em 1992, mas permaneceu sem equipamento próprio para exibição desde 2015.
Mel Castro
Jornalista pela PUC Goiás, com vasta atuação em política regional e nacional.

