22 de novembro de 2024
Publicado em • atualizado em 28/06/2023 às 08:53

Centro Cultural Octo Marques inaugura a exposição coletiva ‘Abrir horizontes’

Obra Monumento à Independência de Hal Wildson. (Foto: divulgação)
Obra Monumento à Independência de Hal Wildson. (Foto: divulgação)

O Centro Cultural Octo Marques inaugura no dia 29 de junho, às 19 horas, a exposição coletiva intitulada ‘Abrir Horizontes’, que ficará em cartaz até 05 de agosto de 2023. Com curadoria assinada por Dalton Paula, Divino Sobral e Paulo Duarte-Feitoza, a mostra está montada nas galerias Frei Nazareno Confaloni e Sebastião dos Reis, e apresenta o conjunto de 100 obras, produzidas por 25 artistas jovens.

Segundo os curadores, a exposição busca “pensar o momento presente vivido em Goiás, marcado pelo crescimento da produção artística (em quantidade, qualidade e diversidade) e pela intensificação das atividades artísticas, aquecidas pelas ações dos artistas e dos agentes do mercado”.

Ao abrir de uma só vez todas as salas de exposição do Centro Cultural Octo Marques com uma grandiosa exposição, também pretendem mostrar “a potência do desabrochar coletivo da nova geração que trabalha em Goiás ou que tem relação com o estado. 

Trabalhando com o conceito de horizontalidade, a exposição traça uma visão panorâmica da produção feita na 3ª década do século 21, reunindo artistas jovens, de diferentes gêneros, formações, raças e tendências artísticas, residentes em Anápolis, Cidade de Goiás, Goiânia e Guapó,  evidenciando, portanto, que a produção transborda os limites da capital.

A mostra ‘Abrir Horizontes’ relaciona distintas categorias, mídias e suportes, e trata da diversidade de questões poéticas que atravessam o pensamento dessa geração: as revisões da história a partir da ótica afro-diaspórica e decolonial; o debate sobre a questão política indígena; o questionamento dos papéis da mulher; as identidades de gênero e a transformação do corpo; a formação das memórias individual e coletiva; a ficção da fotografia e a função dos arquivos; a deriva pelo espaço urbano como processo de criação; a utilização de diversas peças na constituição da obra; o retorno da linguagem figurativa e a retomada de sistemas narrativos.

Hal Wildson
Capturas do vídeo ‘Re-Florestar Nossa Gente’, 2022, de Hal Wildson. (Imagens: divulgação)

Ainda segundo os curadores: “a abertura de horizontes implica em reconhecer que arte contemporânea é uma realidade multifacetada instalada no cenário cultural goiano, como uma árvore que se renova continuamente.”

O elenco é formado pelos artistas: Abraão Veloso, Âmbar Pictórica, Ana Flávia Marú, André Felipe Cardoso, Arthur Monteiro, Badu, Benedito Ferreira, Carlos Camilo, Carlos Monaretta, Diego Oliveira, Emilliano Freitas, Estêvão Parreiras, Gabriela Chaves, Hal Wildson, Lina Cruvinel, Manuela Costa Silva, Matheus de Souza, Matheus Pires, Rafael de Almeida, Raquel Rocha, Talles Lopes, Wagner Wagner, Walter Pimentel, William Maia e Xica.

Vale lembrar que a mostra abre, oficialmente, na sexta-feira (30) e os dias de funcionamento são de segunda à sexta-feira, das 09 às 17 horas. O Centro Cultural Octo Marques fica na Rua 4, número 515, Edifício Parthenon Center, no Centro de Goiânia.

Carlos Nathan Sampaio

Jornalista formado pela Universidade Federal e Mato Grosso (UFMT) em 2013, especialista Estratégias de Mídias Digitais pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação de Goiânia - IPOG, pós-graduado em Comunicação Empresarial pelo Senac e especialista em SEO.