No próximo dia 28 de junho, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), inaugura no Centro Cultural Marietta Telles Machado, a exposição ’80 Anos do Batismo Cultural de Goiânia’.
O evento que terá início às 18h30, contará com a apresentação do Quinteto de Cordas da Orquestra Filarmônica de Goiás, interpretando clássicos compostos há 80 anos em comemoração ao Batismo da nova capital, que ocorreu em julho de 1942.
Os momentos históricos de Goiânia serão expostos por meio de textos e imagens durante a mostra. Serão 12 painéis fotográficos, que evidenciam os eventos marcantes como a missa campal realizada na Praça Cívica e o momento solene da entrega da chave no Teatro Goiânia.
Também serão retratados o lançamento da primeira revista goiana, a Revista Oeste, as crônicas de escritores que presenciaram o Batismo Cultural, como o escritor Bariani Ortêncio, e os que não presenciaram, mas dedicaram poemas a cidade inaugurada como os escritores Bernardo Élis e José Mendonça Telles, além de peculiaridades captadas nos depoimentos de artistas, como a atriz Eva Todor, que inaugurou o palco do Teatro Goiânia em 21 de junho de 1942, com a peça “Colégio Interno”.
Veja também: Lowbrow lança mostra coletiva sobre liberdade, amor e resistência
Pollyana Cicatelli
Jornalista e assessora de imprensa com pós-graduação em Comunicação Organizacional. Responsável pela editoria de cultura / diversão e colunista de turismo no Diário de Goiás. * Contato e sugestão de pauta: [email protected]