18 de novembro de 2024
Publicado em • atualizado em 24/06/2022 às 16:30

Cavalhadas de Crixás acontece neste final de semana

Crixás recebe Cavalhadas nos dias 25 e 26 de junho (Foto SECULT-GO).
Crixás recebe Cavalhadas nos dias 25 e 26 de junho (Foto SECULT-GO).

O Estádio Municipal Jarbas Machado Ferreira, em Crixás, vai receber as Cavalhadas da cidade nos próximos dias 25 e 26 de junho. Parte do Circuito das Cavalhadas, o evento é promovido pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), que concedeu este ano o recurso de R$200 mil para seu acontecimento.

Encenadas desde 1882, as Cavalhadas de Crixás contam com a influência da coroa portuguesa e acontecem por intermédio das festas da Igreja Católica. Desde o Arraial de Nossa Senhora da Conceição, o evento era realizado como parte dos festejos do Divino Espírito Santo, com o giro das folias pelas fazendas. 

A encenação entre mouros e cristãos na cidade teve uma paralisação de 30 anos, mas foi resgatada nos anos 1980 pelo casal Joaquim Maciel e Ana Carvalho, sendo uma das mais tradicionais do Circuito das Cavalhadas. A apresentação no campo de batalhas acontece durante dois dias, encerrando com a prova das argolinhas com prendas oferecidas para os cavaleiros mais habilidosos.

Circuito das Cavalhadas de Goiás

Com o intuito de fortalecer as tradições goianas e divulgar as manifestações culturais do interior com a promoção de turismo e giro na economia, o governo estadual, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, destinou R$ 3,1 milhões, entre 2021 e 2022, para auxiliar os municípios no custeio das festividades.

Ao todo, 12 municípios integram o Circuito das Cavalhadas. Santa Cruz de Goiás, Posse, Jaraguá, Pirenópolis realizaram as festas na primeira metade de junho. Palmeiras de Goiás e Hidrolina promoveram suas manifestações culturais no último final de semana.

Já neste final de semana, além de Crixás, São Francisco de Goiás também celebra suas Cavalhadas. Em Santa Terezinha de Goiás, a festa será no mês de julho. Em Pilar de Goiás e Corumbá de Goiás, a batalha entre mouros e cristãos será encenada em setembro. A cidade de Goiás fecha o circuito no mês de outubro. 

Pollyana Cicatelli

Jornalista e assessora de imprensa com pós-graduação em Comunicação Organizacional. Responsável pela editoria de cultura / diversão e colunista de turismo no Diário de Goiás. * Contato e sugestão de pauta: [email protected]