22 de dezembro de 2024
Publicado em • atualizado em 09/10/2012 às 16:26

Catalão: Se Jardel perder no TSE a cidade terá nova eleição

A eleição para prefeito de Catalão será anulada se o candidato Jardel Sebba (PSDB) perder o recurso pelo deferimento da candidatura dele no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 

Os dados oficiais da apuração desta cidade informar que 51,69% dos votos apurados estão anulados, ou seja, o equivalente a 27.814 votos.

Ocorre que dentro deste número está a votação do candidato Jardel Sebba, portanto os votos dele estão adicionados aos votos nulos.

Catalão teve um comparecimento de 53.812 votantes de um total de 62.107 eleitores cadastrados. A abstenção foi de 8.295 eleitores (13,36%).

Advogados eleitorais consultados por este blog relatam que, se Jardel Sebba não tiver a candidatura deferida, os votos deles serão considerados nulos. Portanto, a legislação determina que deverá ser feita uma nova eleição na cidade.

Conclusão: A cidade viverá uma expectativa diferenciada até o julgamento do TSE em relação ao deferimento da candidatura de Jardel. De um jeito ou de outro, o candidato Adib Elias (PMDB) só teria uma nova chance se a decisão do Tribunal for contrária a Jardel e na hipótese de enfrentar novamente as urnas e convencer o eleitor de Catalão numa hipotética campanha posterior.

 


P.S. Diferente do que foi publicado anteriormente por este Blog, o “voto nulo” ganhou a eleição em Catalão, mas dentro do número de 27.814 votos estão os de Jardel Sebba. Houve um erro desde blogueiro em virtude da desatenção. Portanto, retificado, em tempo. 

 

 

deveria ser anulada por que o vencedor da eleição no município foi o voto nulo. Nem Jardel Sebba, nem Adib Elias, nem ninguém. O caso da cidade revela um alto grau de insatisfação da população com os dois nomes. Quais as hipóteses para entender este fenômeno?

O resultado de Catalão ficou assim:

  • Voto nulo: 27.814
  • Jardel Sebba (PSDB): 25.240.
  • Votos apurados: 53.812
  • Adib Elias (PMDB): 23.696
  • Votos em branco: 758 brancos
  • Abastenção: 8.295

Altair Tavares

Editor e administrador do Diário de Goiás. Repórter e comentarista de política e vários outros assuntos. Pós-graduado em Administração Estratégica de Marketing e em Cinema. Professor da área de comunicação. Para contato: [email protected] .