09 de janeiro de 2025
Publicado em • atualizado em 12/02/2020 às 23:51

Candidato do PSDB a prefeito de Goiânia deve ser definido até janeiro, diz Vecci

O deputado federal Giuseppe Vecci afirmou ao Diário de Goiás que está entre os pré-candidatos à Prefeitura de Goiânia nas eleições de 2016 pelo PSDB. Segundo o deputado, o candidato pela sigla deverá ser escolhido até janeiro, devido ao afunilamento. “Acredito eu que até o fim de dezembro, início de janeiro”, afirmou.

No entanto, o presidente do Diretório do PSDB de Goiânia, Rafael Lousa, informou ao Diário de Goiás que o prazo para a escolha do candidato, após o consenso entre os pré-candidatos seria até fevereiro

“Eu coloquei meu nome à apreciação do PSDB. Sou fundador do PSDB, estou no PSDB desde 1990, pude auxiliar em inúmeros momentos da vida do Estado de Goiás e de Goiânia. Se ocorrer, eu estarei, com certeza, apto a poder começar a trabalhar essa possibilidade”, disse Vecci.

Em reunião na última sexta-feira (11), o deputado informou ao governador Marconi Perillo a disposição de seu nome para a eleição. De acordo com Vecci, todos os pré-candidatos pela sigla, sendo os outros dois, deputado federal Fábio Sousa e vereador Anselmo Pereira, deverão entrar em um consenso.

“Cada um, certamente, vai analisar os três candidatos e, a partir daí, sentar e discutir qual tem melhores condições de aglutinar o partido, a base e que tenha condição de ter um trabalho. Ele [Marconi Perillo] não quer interferir na escolha de um nome. Ele acha que nós devemos encontrar um meio, entre os três pré-candidatos, de criar um consenso para avançar e apresentar o nome entre nós”, comentou.

Confira entrevista na íntegra:

Altair Tavares: Você lançará candidatura à Prefeitura de Goiânia, em 2016?

Giuseppe Vecci: Bem, o PSDB já vem há muito tempo com os candidatos postos aqui em Goiânia, e a coisa está afunilando para poucos nomes, na qual o meu consta. Ninguém é candidato de si próprio. Eu coloquei meu nome à apreciação do PSDB. Sou fundador do PSDB, estou no PSDB desde 1990, pude auxiliar e ajudar em inúmeros momentos da vida do Estado de Goiás e de Goiânia. E se ocorrer, eu estarei, com certeza, apto a poder começar a trabalhar essa possibilidade.

Altair Tavares: Como ficou o diálogo durante reunião na sexta-feira (11) com Marconi Perillo e deputado Fábio Sousa?

Giuseppe Vecci: Nós não fomos para isso. Fomos lá para reunião com deputados federais, para uma discussão sobre o que está ocorrendo em nível federal, e lá chegando se tratou deste assunto, tanto por parte do deputado federal Fábio de Sousa, como de minha parte. Então, a partir de agora, eu me dou muito bem com o Fábio. Certamente haveremos de encontrar um consenso entre nós para definirmos o candidato a prefeito de Goiânia pelo PSDB.

Altair: Com isso, os outros pré-candidatos estão descartados?

Giuseppe Vecci: Eu não diria que estão descartados. Houve um afunilamento em relação a este nome. Até o vereador Anselmo continua pleiteando. Então, com certeza, isso deve ocorrer. Acredito eu que até o fim de dezembro, início de janeiro.

Altair Tavares: O que teria levado a esse afunilamento?

Giuseppe Vecci: Eu acho que uma discussão natural de cada um, de uma forma geral, que foi colocando e vendo suas possibilidades. Eu que nunca me coloquei como pré-candidato, vi também uma boa aceitação por parte principalmente do PSDB.

Altair Tavares: Qual é a contribuição de Marconi Perillo em relação à sua pré-candidatura?

Giuseppe Vecci: O governador se colocou, e não poderia ser diferente, como magistrado. Ele não quer interferir na escolha de um nome. Ele acha que nós devemos encontrar um meio, entre os três pré-candidatos, de criar um consenso para avançar e apresentar o nome entre nós.

Altair Tavares: Qual será o próximo passo para passar de pré-candidato para candidato?

Giuseppe Vecci: Acho que cada um, certamente, vai analisar, a partir de agora, eu diria os três candidatos, para sentar e discutir qual tem melhores condições de aglutinar o partido, a base e que tenha condição de ter um trabalho. Acredito que todos nós temos essa capacidade. Logicamente cada um com a sua característica e se não for eu, com certeza, me somarei aos demais para o projeto do PSDB para Goiânia.

Altair Tavares: Qual o perfil de candidato que o PSDB quer para a eleição de 2016 em Goiânia?

Giuseppe Vecci: Eu diria que o PSDB ainda não tem isso claro. O que tem é um perfil de três pessoas: o Anselmo [Pereira], que tem uma história de trabalho por Goiânia, foi vereador por sete, oito legislaturas. O deputado Fábio, que já foi presidente do Diretório Municipal do PSDB, tem um trabalho muito bem feito em Brasília, e eu também já militei há muito anos, já estive no Executivo, na iniciativa privada. Acho que a partir daí deve ocorrer uma situação que acabe escolhendo uma pessoa. 

Leia mais: