04 de outubro de 2024
Publicado em • atualizado em 02/10/2024 às 17:19

Câmara de Goiânia fortaleceu o poder e ampliou espaços de cidadania

Realizações dos últimos anos no Legislativo goianiense foram além de leis, com medidas de impacto para toda a população, defende Romário Policarpo
Realizações dos últimos anos no Legislativo goianiense foram além de leis, com medidas de impacto para toda a população, defende Romário Policarpo

No domingo, dia 6/10, acontece a renovação do Legislativo goianiense. A Câmara Municipal de Goiânia promoveu uma ressignificação completa nas relações entre o Poder Legislativo e a população da capital nos últimos anos. Conceitos como cidadania, gestão da coisa pública, integração, transparência e desenvolvimento deram a tônica, indicando uma nova forma de relacionamento com a população de maneira global.

Sob o comando do vereador Romário Policarpo,   a Câmara de Goiânia aproximou setores e distribuiu benefícios de maneira geral para todos os setores da sociedade. “Buscamos imprimir uma integração com a população preparando Goiânia para ser a metrópole cosmopolita e acolhedora que a população sempre aspirou”, comenta o presidente.

A começar da discussão sobre a requalificação do Centro de Goiânia, em que foram abertas discussões democráticas e inclusivas para reoxigenar o centro histórico. As ações promovidas na Câmara integraram todos os setores visando agregar valores culturais, repaginar o ambiente e garantir melhorias para toda a comunidade.

Expandindo o campo de atuação, a Câmara buscou agregar universidades, população, segmentos sociais e movimentos que promovam a recuperação do Rio Meia Ponte, em um programa de integração inovador. “Tivemos a iniciativa de promover ações para evitar a degradação do rio dos goianos e garantimos que isso continue”, frisou Romário Policarpo.

Foi feita uma atualização de toda a legislação que normatiza o desenvolvimento social e urbano de Goiânia: Plano Diretor, Código de Obras, Código de Posturas, leis da Habitação Popular, leis de Meio Ambiente e aquelas relacionadas ao transporte público e mobilidade.

A Câmara cuidou igualmente, nos últimos anos, de racionalizar as receitas, economizar o dinheiro público e aplicar de forma mais produtiva os recursos. Romário Policarpo lembra que a devolução do duodécimo que a Câmara economizou foi direcionado para serviços essenciais. Um total de R$ 63 milhões foram empregados em áreas distintas como Escola Municipal Donata Monteiro da Mota / Bem-me-quer, reforma do asfalto do Setor Crimeia, praças, promoção de atividades esportivas, investimentos no Hospital Municipal da Mulher Maternidade Célia Câmara, Guarda Municipal entre outros.

Por outro lado, as emendas impositivas beneficiaram milhares de cidadãos goinanienses como o projeto Mulher +Segura, a Santa Casa de Misericórdia de Goiânia, Associação Tio Theobaldo, program de Jogos Olímpicos Municipais, Centro de Referência Oftalmológica e inúmeras obras de asfalto e praças.

“A Câmara Municipal de Goiânia buscou sair de seus muros e ir ao encontro da população, fazendo uma sinergia agradável e altamente produtiva com todos os setores. Nossa meta é estreitar esses laços, fazer com que essa aproximação seja perene e agregadora para garantir a cidadania plena com todos partilhando todos os benefícios”, finaliza.

Altair Tavares

Editor e administrador do Diário de Goiás. Repórter e comentarista de política e vários outros assuntos. Pós-graduado em Administração Estratégica de Marketing e em Cinema. Professor da área de comunicação. Para contato: [email protected] .