01 de setembro de 2024
Publicado em • atualizado em 24/07/2023 às 12:30

Caldas Novas além das águas quentes: Cachoeiras, trilhas e mirante no Parque Estadual da Serra de Caldas

Cachoeira da Cascatinha - Parque Estadual da Serra de Caldas (Foto PESCaN).
Cachoeira da Cascatinha - Parque Estadual da Serra de Caldas (Foto PESCaN).

Reconhecida nacionalmente por suas piscinas e rios de águas quentes, a cidade de Caldas Novas abriga bem mais do que apenas estes atrativos. Além das águas termais, no local é possível se refrescar em cachoeiras de águas frias, desbravar trilhas que levam os turistas até o mirante de uma reserva ambiental protegida, no Parque Estadual da Serra de Caldas (PESCaN).

Localizado entre as cidades de Caldas Novas e Rio Quente, o Parque Estadual da Serra de Caldas foi criado em 1970 e conta com uma área de 123 km². O local pode ser uma ótima opção para quem curte o turismo ecológico, já que permite o contato direto com a natureza, com paisagens de tirar o fôlego.

Paisagem Parque Estadual da Serra de Caldas (Foto PESCaN).

Fauna e flora

Os visitantes podem conferir de pertinho, todos os detalhes da rica flora da Mata do Cerrado. No local ainda é possível observar animais típicos da região, em total liberdade, além do museu de animais empalhados, que conta com diversas espécies nativas.

Cachoeiras

O público que se aventura pelas trilhas do Parque Estadual da Serra de Caldas pode se refrescar na Cachoeira da Cascatinha e na Cachoeira do Paredão, que oferecem paisagens exuberantes e monumentos naturais.

  • Cachoeira da Cascatinha: Para chegar até a atração, é necessário caminhar por cerca de 30 minutos, na distância de 700 metros. A queda-d’água é de 4 metros e é possível se refrescar em uma encantadora piscina natural.
  • Cachoeira do Paredão: O acesso para este destino é de 2 quilômetros e no caminho é possível descansar e apreciar a vista do Mirante de Caldas Novas. Ao final da trilha, a queda-d’água é de 6 metros, que deságua em um poço com quase 2 metros de profundidade.
  • Riachos: Inúmeros riachos estão distribuídos pelo parque, o que garante vistas admiráveis aos amantes da natureza.
Cachoeira do Parque Estadual da Serra de Caldas (Foto PESCaN).

História

A região do Parque Estadual da Serra de Caldas abriga uma das áreas de recargas dos aquíferos hidrotermais mais importantes da região e por isso, o local foi criado para a preservação dos lençóis termais. Sua preservação foi instituída ainda em 1970, mas a liberação para a visitação turística foi conquistada apenas em 1999.

A Serra de Caldas é formada a partir de um vulcão extinto, sendo considerada um berço das famosas águas termais naturalmente aquecidas, resultado de um fenômeno chamado geotermia.

Paisagem do Parque Estadual da Serra de Caldas (Foto PESCaN).

Mais informações

O parque está localizado na Avenida Bento de Godoy, em Caldas Novas. O horário de funcionamento é das 8h às 17h, todos os dias da semana. Atualmente a entrada é gratuita.

Leia também: Comissão de Turismo discute projetos para o turismo goiano

Pollyana Cicatelli

Jornalista e assessora de imprensa com pós-graduação em Comunicação Organizacional. Responsável pela editoria de cultura / diversão e colunista de turismo no Diário de Goiás. * Contato e sugestão de pauta: [email protected]