Ao anunciar hoje que quitou o governo de Goiás quita hoje, 28, a folha de pagamento de dezembro de 2018, o governador Ronaldo Caiado (DEM) já pode ter acesso ao salário líquido de R$18.566,73 mensais que ele tem direito pelo exercício do cargo comissionado. No começo do ano, o gestor afirmou que só receberia depois que quitasse a última folha do ano passado.
O anúncio da intenção do governador, como forma de solidariedade aos servidores com vencimentos atrasados, foi divulgado no final de janeiro passado.
No entanto, para o deputado Lucas Kalil (PSD), em pronunciamento na Assembleia Legislativa, o documento emitido pelo portal da transparência comprova que o governador não teria cumprido a palavra.
Questionada, a assessoria do governador Caiado informou ao Diário de Goiás que o “pagamento é feito, Mas bloqueado. Ele não mexe no dinheiro”. Foi alegado que é “inconstitucional mexer em salário”, ou seja, alterar o tipo de pagamento ao governador sem que houvesse uma lei.
Na prática, os dois lados falam a mesma coisa.
O governador recebe, mas, disse a assessoria, não mexe no dinheiro. Ele ficaria na conta, no entanto, como não há qualquer mecanismo de controle, só se o governador divulgar o extrado para confirmar.
O deputado afirma que o governador está recebendo o depósito em conta.
Este é mais um caso em que um novo governante faz uma afirmação sem entender se há Lei ou não para o cumprimento.
Altair Tavares
Editor e administrador do Diário de Goiás. Repórter e comentarista de política e vários outros assuntos. Pós-graduado em Administração Estratégica de Marketing e em Cinema. Professor da área de comunicação. Para contato: [email protected] .