23 de agosto de 2024
Publicado em • atualizado em 26/02/2019 às 18:01

Caiado exige “resultados imediatos” ao receber plano de emergência da ENEL

Caiado (dir.) cumprimenta o presidente da Enel Brasil, Nicola Cotugno, ao final da reunião (Foto Cristiano Borges)
Caiado (dir.) cumprimenta o presidente da Enel Brasil, Nicola Cotugno, ao final da reunião (Foto Cristiano Borges)

O governador de Goiás Ronaldo Caiado (DEM) e o presidente da Enel Brasil Nicola Coturno reuniram-se na manhã desta terça, 26, para que a empresa apresentasse o plano emergencial da empresa para Goiás. O presidente da Enel para o Brasil, o italiano Nicola Cotugno, garantiu ao chefe do Executivo que “vai se esforçar para resolver a situação de distribuição de energia em Goiás”, segundo a assessoria de imprensa da empresa. Em vídeo, após a reunião, o governador preferiu enfatizar que exige “resultados imediatos”. 

No entanto, o plano de melhorias apresentado pela Enel prevê obras de infraestrutura até 2.020 (Veja o resumo, abaixo).

Caiado, como tem dito em diversas manifestações públicas, lembrou as graves dificuldades enfrentadas pelo setor produtivo do Estado e pela população com as deficiências no serviços de distribuição e pediu uma reunião de trabalho entre a equipe técnica da Enel e a equipe do Secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Adriano da Rocha Lima, que acontecerá ainda hoje às 14 horas.

“O objetivo é que o governo tenha clareza quanto aos detalhes técnicos do plano de emergência e possa avaliar se as ações propostas de fato conseguirão dar resposta suficiente ao atual cenário de estrangulamento da atividade econômica em Goiás’, informou a assessoria de imprensa do governador.

“O que Goiás precisa é ver as soluções acontecendo objetivamente, e no menor prazo possível. Não podemos admitir que o crescimento econômico de Goiás seja comprometido por esses gargalos de distribuição de energia elétrica. Vamos acompanhar atentamente”, concluiu o governador.

A diretoria da Enel busca convencer o governo goiano e a Agência Nacional de Energia Elétrica que que o plano atual resolverá a crise atual e a falta de credibilidade da empresa junto ao setor empresarial.

“Apresentamos ontem para a Aneel e hoje para o Governador um plano para acelerar a melhora do  fornecimento de energia em Goiás. Estamos renovando nosso compromisso para trabalhar de forma conjunta e num diálogo aberto e constante com o órgão regulador e o Governo. Acreditamos que atuando juntos nessa discussão vamos contribuir ainda mais com o crescimento da economia do Estado. Temos compromisso com os consumidores de Goiás e acreditamos que o novo plano atenderá, de forma mais rápida, áreas identificadas como prioritárias neste momento “, destacou o Presidente da Enel Distribuição Goiás, Abel Rochinha, ao Diário de Goiás.

O plano de emergência da ENEL vai até 2.020

O plano de melhorias  apresentado pela empresa de energia tem, segundo o relatório, “foco na qualidade do fornecimento e no aumento da oferta de energia no Estado”. São eles: 
– Obras estruturais grandes e complexas para atendimento à demanda de energia no Estado.
– Construção de 13 novas subestações e outras 18 serão ampliadas até 2020.
– Construção de cerca de 1,2 mil km de novas redes de média tensão e cerca de 80 km de linhas de alta tensão.
– Inclusão de 400 MVA de capacidade até 2020, 40% destinado à Região Sul, sendo que 140 MVA já estará disponível ainda neste ano.
– aumentar em 50% o número de equipes em campo da região Sul do Estado, onde foi identificada a necessidade de ações mais imediatas para melhora do fornecimento.

Após a reunião, Caiado divulgou o vídeo no qual diz que “água mole em pedra dura, tanto bate até que fura” ao se referir às cobranças para que a Enel promova melhorias na distribuição de energia de Goiás. 

VEJA:

{source}
<iframe src=”https://www.facebook.com/plugins/video.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2FDiariodeGoias%2Fvideos%2F2034592399988844%2F&show_text=0&width=560″ width=”560″ height=”322″ style=”border:none;overflow:hidden” scrolling=”no” frameborder=”0″ allowTransparency=”true” allowFullScreen=”true”></iframe>
{/source}

 

Altair Tavares

Editor e administrador do Diário de Goiás. Repórter e comentarista de política e vários outros assuntos. Pós-graduado em Administração Estratégica de Marketing e em Cinema. Professor da área de comunicação. Para contato: [email protected] .