A coluna Giro, de O Popular, informa que o governador Ronaldo Caiado (DEM) estará hoje, 18, com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), em reunião com governadores do Nordeste, em Fortaleza.
Os dois insistem na reinclusão dos Estados e Municípios na Reforma da Previdência, em votação na Câmara dos Deputados. Caiado propôs formas alternativas para inserção via Decreto, mediante autorização da Proposta de Emenda Constitucional, mas não foi ouvido.
LEIA TAMBÉM: Entenda os retrocessos, avanços e inovações do relatório da Reforma da Previdência
Goiás já fez uma parte da reforma no governo de Marconi Perillo, antes de José Eliton, quando aumentou para 14,25% a contribuição dos servidores públicos da gestão estadual. Este foi, com certeza, um dos fortes fatores que levaram o ex-governador à derrota, e seu aliado, na última eleição.
A reforma faria, para Goiás, principalmente, a inclusão dos servidores no Regime Geral da Previdência. A categoria, claro, faz campanha contra, via Fórum de Entidades Sindicais.
Recentemente, os policiais civis de Goiás participaram do protesto nacional contra os efeitos da reforma para a categoria.
Os protestos vão continuar.
Altair Tavares
Editor e administrador do Diário de Goiás. Repórter e comentarista de política e vários outros assuntos. Pós-graduado em Administração Estratégica de Marketing e em Cinema. Professor da área de comunicação. Para contato: [email protected] .