Para apoiar ações em prol do meio ambiente e ajudar na conscientização dos consumidores, o Bretas firmou uma parceria com a Seiva Coleta Reciclagem e com a Heineken, para que possa realizar a coleta de garrafas e embalagens de vidro, de qualquer marca.
De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Vidro (Abividro), o Brasil produz mais de 8,6 milhões de unidades de vidro por ano, sendo que cerca de 1,3 milhão de toneladas do material é colocado no mercado.
“O vidro não reciclado leva até cinco mil anos para se decompor e contaminar o meio ambiente. A parceria fomenta o engajamento com a sustentabilidade, o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e de nossa agenda ESG, além de gerar descontos em produtos da Heineken para clientes”, comenta Sara Lizi, gerente de Relações com Investidores da Cencosud Brasil.
Ação na prática
As unidades do Bretas recebem as máquinas 4R Glass de reciclagem, onde a moagem do vidro acontece. Em seguida, o vidro é enviado para as cooperativas recicladoras e retornam para a indústria como novas.
A máquina aceita qualquer tipo de embalagem de vidro, como potes de alimentos, de requeijão, de azeite, garrafas de champanhe, vinhos, vodca e outras bebidas.
O equipamento não permite o descarte de lâmpadas, resíduos de cerâmica, louças ou pedaços de vidro e espelho.
Cashback
Além de auxiliar com o descarte adequado do material e na preservação do meio ambiente, o programa ainda visa beneficiar a população com cashback e para participar, basta baixar o aplicativo Ponto Caco, depositar as embalagens de vidro na máquina e receber os pontos. Cada garrafa ou embalagem vale R$0,10, que é revertido em descontos para produtos da cervejaria.
Leia também: Projeto-piloto viabilizará reciclagem de isopor em Goiânia
Pollyana Cicatelli
Jornalista e assessora de imprensa com pós-graduação em Comunicação Organizacional. Responsável pela editoria de cultura / diversão e colunista de turismo no Diário de Goiás. * Contato e sugestão de pauta: [email protected]