Será lançado no dia 6 de outubro, na sede do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG), às 9 horas, o Box 2 da Coleção ‘GOIÁS +300 – Reflexão e Ressignificação’. O projeto foi coordenado por Jales Mendonça e Nilson Jaime e também conta com a realização Instituto Cultural e Educacional Bernardo Élis Para os Povos do Cerrado (ICEBE) e pela Sociedade Goiana de História da Agricultura (SGHA).
O termo ‘300’ foi usado para se referir aos 300 anos alusivos a chegada do Bartolomeu Bueno da Silva, conhecido por Bandeirante Anhanguera na região de Goiás, e o ‘+’ é acrescentado como forma de referenciar a população originária que antes habitava o território. Todo o compilado de informações foi resultado de uma intensa pesquisa de intelectuais, que contaram com o apoio de iniciativas privadas.
O Box 2 é composto pelos livros ‘Cronistas e Viajantes’ (458 páginas), ‘Literatura’ (382 páginas), e ‘Povos Originários’ (548 páginas). Ao todo, foi construído por 90 pesquisadoras e pesquisadores de mais de trinta instituições culturais e científicas. “Esse é um trabalho que demanda tempo. Além dos coordenadores, cada livro tem um organizador. No total contamos com oito intelectuais para nos ajudar a formular o projeto”, conta Jales, que também é Presidente do IHGG.
Em entrevista ao Diário de Goiás, Jales reforçou a intenção de trazer um projeto audacioso, original e que sirva de referencia para a geração atual e futuras. “Queremos fazer com que a geração dos ‘400’ saiba o que a dos ‘300’ pensava sobre o Estado de Goiás, sobre as nossas tradições, enfim, sobre a nossa trajetória. É um projeto que graças a Deus, está saindo do papel”, celebra.
Para aqueles que desejam adquirir o box, no lançamento já será possível adquirir as três obras. “Vamos ter vendas abertas ao público no dia do lançamento. Depois vamos manter a venda no IHGG. Quem quiser comprar, pode ir lá no lançamento e adquirir o seu box. O box (já lançado), de número 1 já está praticamente esgotado”, convida o presidente Mendonça.
SERVIÇO
Lançamento: Box 2 da coleção ‘GOIÁS +300 – Reflexão e Ressignificação’
Quando: 6 de outubro
Onde: Auditório do IHGG, na Praça Cívica
Horário: 9 horas