05 de dezembro de 2025
Publicado em • atualizado em 22/08/2025 às 11:20

Bon Odori 2025 celebra 130 anos de amizade entre Brasil e Japão em Goiânia; confira programação

A cantora Karen Ito e o apresentador Yudi Tamashiro estarão presentes na 23ª Edição do Bon Odori. Foto: Divulgação.
A cantora Karen Ito e o apresentador Yudi Tamashiro estarão presentes na 23ª Edição do Bon Odori. Foto: Divulgação.

Com o tema “Arigatou, Brasil. Obrigado, Japão”, o Bon Odori 2025 promete reunir milhares de pessoas em Goiânia para celebrar os 130 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre Brasil e Japão. O tradicional festival, promovido anualmente pela Associação Nipo-Brasileira de Goiás (ANBG) será realizado nesta sexta-feira (22) e sábado (23), em um formato híbrido, com transmissões simultâneas pelas redes sociais da Embaixada do Japão e organizadores do evento.

O Bon Odori, celebrado no Japão e em comunidades nikkeis ao redor do mundo, homenageia os antepassados e busca promover a preservação da cultura japonesa, além de estreitar os laços entre Brasil e Japão. A edição de 2025 traz como tema uma mensagem de gratidão mútua: “Arigatou, Brasil. Obrigado, Japão”, celebrando a acolhida e as oportunidades oferecidas pelo povo brasileiro aos imigrantes japoneses e, ao mesmo tempo, reconhecendo a riqueza cultural e os valores transmitidos pelo Japão.

O festival é uma iniciativa da ANBG, fundada em 1956, entidade sem fins lucrativos voltada à divulgação da cultura japonesa e ao fortalecimento das relações bilaterais. A organização do evento conta com a coordenação do presidente da ANBG, Ricardo Simabukuro, e dos vice-presidentes Adilson Sakahi Ohfugi e Luciano Toshiro Watanabe, com o apoio da Embaixada do Japão no Brasil e da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo.

Em edições anteriores, o evento recebeu autoridades internacionais de destaque, como o embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi, que em 2023 declarou o festival em Goiânia como o “maior e melhor Bon Odori do mundo”. Para esta edição, autoridades como o Ministro e Enviado Chefe de Missão na Embaixada do Japão, Tomoaki Ishigaki, já confirmaram presença.

Música, dança e apresentações

A edição 2025 manterá o ritmo contagiante da música tradicional japonesa (Enka) e das danças típicas, incluindo o Odori e o Matsuri dance, atraindo público de todas as idades. O grupo TAIKÔ KYOUSHIN DAIKÔ, formado por crianças, jovens e adultos da própria associação, apresentará coreografias que unem tradição e contemporaneidade, destacando a importância da preservação cultural e do trabalho em grupo.

Entre as atrações musicais, destacam-se a cantora Karen Ito e o instrumentista Yuzo Akahori, que farão apresentações especiais. A mediação do evento contará novamente com Yudi Tamashiro, o radialista e diretor social da ANBG Ricardo Noguchi, e o jornalista Jhony Sasaki, garantindo dinamismo e interação tanto para o público presencial quanto para os espectadores virtuais.

Gastronomia japonesa

A culinária japonesa é um dos grandes atrativos do Bon Odori, oferecendo sushi, sashimi, udon, tempurá, hot filadélfia, yakitori, yakisoba e guioza, entre outras delícias. A edição 2025 traz novidades como Kare Pan (pão crocante recheado), Oniguiri de Salmão e Shimeji, além de doces tradicionais, como Dorayaki, Jelly Coffee e Ichigo. Os ingressos antecipados incluem uma porção de guioza, proporcionando ao público uma experiência completa da gastronomia nipônica.

Artes e cultura

A cada edição, o Bon Odori impressiona pelo cuidado com a exposição de artes japonesas e a cenografia detalhada, criando uma verdadeira viagem cultural. O público tem a oportunidade de interagir com a exposição, conhecer as tradições japonesas e registrar momentos inesquecíveis do festival, unindo beleza, harmonia e riqueza de detalhes.

Transmissão ao vivo

Para alcançar espectadores em todo o Brasil, o Bon Odori 2025 contará com transmissão ao vivo pela AT+G Produções, empresa de Anselmo Troncoso, reconhecido nacionalmente por sua atuação em grandes eventos e lives de alta audiência. A transmissão permitirá acompanhar entrevistas, apresentações e gastronomia, levando a cultura japonesa para além do público presente. O evento também será transmitido pelo canal oficial da Embaixada do Japão no YouTube.

Ingressos e informações

Os últimos ingressos antecipados estão disponíveis no site Bilheteria Digital, com valores a partir de R$ 65 (meia entrada solidária, primeira noite), incluindo a porção de guioza. Mais informações podem ser consultadas no Instagram da ANBG: @anbgkaikan

Elysia Cardoso

Jornalista formada pela Uni Araguaia em 2019