19 de outubro de 2024
Publicado em • atualizado em 19/10/2024 às 12:37

Banda Sinfônica Jovem de Goiás apresenta concerto ‘Domingo de Primavera’

Programa é formado por peças que prometem emocionar e encantar o público, combinando ritmos brasileiros e arranjos de clássicos. (Foto: Divulgação).
Programa é formado por peças que prometem emocionar e encantar o público, combinando ritmos brasileiros e arranjos de clássicos. (Foto: Divulgação).

Neste domingo (20), a Banda Sinfônica Jovem de Goiás apresenta o concerto “Domingo de Primavera”, sob a batuta do maestro potiguar Adalto Soares, às 11h, no Teatro Escola Basileu França. O programa é formado por peças que prometem emocionar e encantar o público, combinando ritmos brasileiros e arranjos de clássicos do repertório sinfônico, com composições que exaltam a versatilidade da banda sinfônica.

As músicas que serão interpretadas são “Lamento Sertanejo e Feira de Mangaio para 4 Trompas”, uma celebração da música popular brasileira; “Mazama”, de Jay Chattaway, uma obra que traz o mistério da natureza em forma musical; “African Symphony”, de Van McCoy, uma peça de inspiração africana; “Prince Igor – Polovtsian Dances”, de Alexandre Borodin, um clássico que traz o ritmo das danças folclóricas russas, entre outras.

O maestro convidado Adalto Soares é professor de trompa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutor em Música pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Soares tocou em grandes orquestras de diversos estados brasileiros. O maestro atua como professor nos principais festivais de música clássica nacionais e sul-americanos e desenvolve também carreira solo como trompista, com CDs lançados pelo grupo de choro Horn Brasil, Orquestra de Sopro Brasileira Tatuí e Orquestra de Sopro de Karlsruhe, da Alemanha.

A Banda Sinfônica Jovem de Goiás é um dos grupos sinfônicos da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França, instituição do Governo de Goiás ligada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), e gerida, por meio de convênio, pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Os ingressos custam R$ 5 e podem ser adquiridos na plataforma Sympla.

Elysia Cardoso

Jornalista formada pela Uni Araguaia em 2019