O município de Valparaíso de Goiás passa a contar, a partir do mês de abril, com um novo bairro. Trata-se de um ambiente planejado, que agrega sustentabilidade e tecnologia, por nome “Reserva do Vale”. As instalações da novidade são realizadas na região sul da cidade, na divisa com o Distrito Federal, a 40 km do Plano Piloto.
O local, desenvolvido pela Plano Urbano, contará com 56 alqueires de área, o que corresponde a 6,5 quilômetros lineares e uma área de aproximadamente 2,35 milhões de metros quadrados de extensão. No espaço, serão implantados condomínios horizontais, quatro parques, áreas comerciais, hub de esportes e de educação, entre outros equipamentos para mais de 20 mil moradores, além de área comercial.
Com cerca de 500.000 metros quadrados de áreas verdes formados por vales, bosques e parques naturais, o Reserva do Vale possui, ainda, uma reserva de mata nativa, utilizada como “barreira de segurança natural”. No projeto viário do local, há largas avenidas para os veículos, com quatro quilômetros de ciclovia. Além disso, é previsto, em sua estrutura, um espaço chamado de “gentileza urbana”, com banheiros, bebedouro e cobertura, para acolher entregadores, motoristas de aplicativo e visitantes do local.
No ramo tecnológico, o bairro será pioneiro no Centro-Oeste a contar com uma pista para pouso de drones (droneport), para receber encomendas, além de sistema de videomonitoramento 24 horas, com identificação de placas dos carros de moradores e visitantes. Outro diferencial é voltado para as paradas de ônibus, que terão totens informativos, postes de iluminação inteligente, parklets e pontos de recarga para carros elétricos.
Economia
Emancipada em 1995, Valparaíso de Goiás é a 7ª do Estado em população, com 175 mil habitantes, e 12ª em Produto Interno Bruto (PIB), de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Ranking de Competitividade dos Municípios, que analisa os mais de 5 mil municípios brasileiros, divulgado em 2021, aponta que a cidade subiu, ainda, 37 posições em relação a 2020.
Para o especialista em desenvolvimento imobiliário, Cleberson Marques, as cidades do entorno cresceram muito rápido. Porém, inicialmente de forma desordenada e, atualmente, seus habitantes desejam mais do que apenas um lugar de abrigo ao retorno do trabalho. “Os moradores de Valparaíso não querem viver na dependência de Brasília para o seu dia a dia, embora a capital federal esteja a poucos minutos de distância. Além de serviços, há um anseio por se viver bem, com qualidade de vida. Nesse sentido, há uma demanda por espaços planejados, casas melhores, itens que também reforçam a autoestima do indivíduo e favorecem o sentimento de pertencimento, tão importante para o desenvolvimento de uma cidade”, enfatizou.
O Reserva do Vale contará com dois condomínios horizontais: Mirante do Vale e Brisas do Vale. Ambos com extensas e completas áreas de lazer e próximos ao parque, que também abriga opções de diversão e distração. “A praça do Mirante com playground e deck foi pensada para ser uma praça de alimentação a céu aberto e receber atrações culturais, de lazer e gastronomia”, afirma a arquiteta e urbanista do local, Virna Carvalho.
O lançamento do “Reserva do Vale” está previsto para o próximo sábado (2).