22 de dezembro de 2024
Publicado em • atualizado em 09/12/2020 às 19:46

Autora de biografia de Iris diz que ele “sempre se preocupou em ser bom político e gestor”

Cileide Alves biografou o prefeito Iris Rezende Machado
Cileide Alves biografou o prefeito Iris Rezende Machado

A Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomércio) tem feito, ao longo desta semana, uma série de homenagens ao prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB), por sua trajetória política. Na noite desta terça-feira, 8, a live “Iris: Passado, Presente e Futuro”, contou com a participação da jornalista Cileide Alves, autora de uma biografia do emedebista, que será lançada nesta quinta, 10.

Em 62 anos de vida pública, avalia Cileide, a maior preocupação do prefeito Iris Rezende foi ser um bom político e gestor. “A vida toda ele tentou provar isso para as pessoas”, disse ao mediador da live, o jornalista e escritor Iúri Godinho.

Questionada se Iris é mais gestor ou político, Cileide ressaltou que Iris “é mais político, e isso o transforma em um bom gestor”. “Ser um bom político é também ser um bom gestor, porque a gestão pública exige a sabedoria política. Saber ouvir, saber fazer concessões. Essas são características de um bom político e o Iris acredita que isso é um dom. Ele considera que nasceu com esse dom”.

Superação

Durante a live, a jornalista também destacou importantes marcas das gestões iristas e a capacidade que o prefeito tem de superar desafios. “Em 1966, ele assume uma prefeitura com a cidade a ser construída. Em 1983, um governo do Estado em crise. E em 1990 (governo) e 2004 (prefeitura), a mesma coisa. O Iris tem essa marca de pegar gestões para consertar e arrumar a casa. Esse é o perfil dele”, frisou.

Outra marca importante na carreira do prefeito, destacada pela autora, é a capacidade de liderar boas equipes em suas gestões. Segundo ela, “Iris sabe da necessidade de ter bons assessores e escolhe pessoas eficientes para estar ao seu lado. Ele sabe que não dá conta de fazer tudo sozinho, por isso ele se coloca como líder. O Iris tem a ciência e a segurança de sua liderança”.

Cileide enfatizou ainda outro aspecto que consta de seu livro: até Iris assumir o cargo de prefeito, na década de 1960, a prefeitura da capital era qualificada como “cemitério de políticos”. Ela recorda que em Campinas tinha, inclusive, um muro pichado com essa frase, e que isso foi usado pela família do prefeito para convencê-lo a não se candidatar. Apesar disso, Iris seguiu sua vocação e construiu uma carreira política sólida e exemplar, nos últimos 62 anos.

Intitulado “Iris Rezende – de líder estudantil a governador de Goiás”, o primeiro volume da biografia do prefeito Iris Rezende escrita por Cileide Alves conta sua história desde o nascimento, em Cristinópolis, na década de 30, até o mês de novembro de 1983, quando ele assumiu pela primeira vez o posto de Governador de Goiás.

Altair Tavares

Editor e administrador do Diário de Goiás. Repórter e comentarista de política e vários outros assuntos. Pós-graduado em Administração Estratégica de Marketing e em Cinema. Professor da área de comunicação. Para contato: [email protected] .