A empresa Sports Value é especializada em marketing esportivo, branding, patrocínios/ativações, avaliação de marcas e de propriedades esportivas – divulgou recentemente um ranking com os clubes mais valiosos do Brasil. O Atlético-GO á equipe goiana mais bem colocada entre as 30 primeiras agremiações.
Com um valor estimado em R$ 420 milhões, o Atlético Clube Goianiense aparece na 20ª posição. O Goiás Esporte Clube é o 22º colocado no ranking com valor de R$ 339 milhões. O Vila Nova Futebol Clube não apareceu entre os 30 clubes. Na região Centro-Oeste, o Cuiabá com valor de R$ 311 milhões, está na 23ª posição.
O Flamengo é o líder do ranking, com um valor impressionante de R$ 4,5 bilhões. Na sequência vem o Palmeiras com R$ 3,5 bilhões – seguido pelo Corinthians que tem valor estimado de R$ 3 bilhões de reais.
Ranking Nacional
1. Flamengo: R$ 4,516 bilhões (+57%)
2. Palmeiras: R$ 3,573 bilhões (+63%)
3. Corinthians: R$ 3,071 bilhões (+35%)
4. Atlético-MG: R$ 2,953 bilhões (+74%)
5. São Paulo: R$ 2,214 bilhões (+25%)
6. Internacional: R$ 2,124 bilhões (+21%)
7. Athletico-PR: R$ 2,090 bilhões (+25%)
8. Fluminense: R$ 1,449 bilhão (+39%)
9. Red Bull Bragantino: R$ 1,187 bilhão (+219%)
10. Santos: R$ 1,184 bilhão (+31%)
11. Grêmio: R$ 1,037 bilhão (-33%)
12. Cruzeiro: R$ 766 milhões (-8%)
13. Fortaleza: R$ 636 milhões (+150%)
14. Botafogo: R$ 598 milhões (-1%)
15. América-MG: 582 milhões (+82%)
16. Coritiba: R$ 565 milhões (+23%)
17. Vasco: R$ 503 milhões (-47%)
18. Sport: R$ 468 milhões (+14%)
19. Bahia: R$ 459 milhões (-17%)
20. Atlético-GO: R$ 450 milhões (+179%)
21. Ceará: R$ 420 milhões (+62%)
22. Goiás: R$ 339 milhões (-2%)
23. Cuiabá: R$ 311 milhões (+122%)
24. Guarani: R$ 293 milhões (+4%) 25. Santa Cruz: R$ 263 milhões (-10%)
26. Avaí: R$ 262 milhões (+12%)
27. Náutico: R$ 246 milhões (-7%)
28. Ponte Preta: R$ 241 milhões (-13%)
29. Juventude: R$ 218 milhões (+122%)
30. Portuguesa: R$ 184 milhões (-)
Metodologia do Levantamento: A avaliação da Sports Value considera inúmeros fatores para chegar ao valor final de cada clube, sempre com as informações financeiras mais atuais demais de 60 clubes. São considerados todos os ativos dos clubes, sendo Circulante como dinheiro no caixa e bancos, aplicações financeiras e valores a receber. E também os ativos imobilizados, como estádio, centro de treinamento e edificações em geral. Há ainda a avaliação da marca, que considera 20 diferentes variáveis para a formação de valor, divididas em três grandes grupos. Potencial de mercado,potencial esportivo e as receitas oriundas da marca.