07 de agosto de 2024
Publicado em • atualizado em 03/04/2023 às 08:34

Atlético com uma mão no troféu do Campeonato Goiano

Foto - Ingryd Oliveira
Foto - Ingryd Oliveira

Atlético 2×0 Goiás no primeiro confronto da decisão do Campeonato Goiano. O Dragão jogando em casa construiu uma considerável vantagem diante do rival e deu um passo importante para conquista de mais um título estadual.

Situação difícil de ser revertida como disse Edminho Pinheiro após o clássico no Estádio Antônio Accioly. Só que tem outro jogo e a vantagem não causa euforia no lado rubro-negro como afirmou Adson Batista.

O dirigente atleticano é extremamente inteligente e vai evitar o clima de já ganhou no Atlético e por outro lado o Goiás vai buscar um fato novo e uma grande vitória na estreia da Copa Sul-Americana diante do Independiente Santa Fé pode ser um caminho.

A tensão que envolve toda decisão vai seguir até domingo, mas é preciso considerar que em confrontos tão equilibrados, o placar do jogo de ida, coloca o Atlético com uma mão na taça do Campeonato Goiano 2023.

Atlético x Goiás - Decisão do Campeonato Goiano
Atlético x Goiás Foto – Ingryd Oliveira (ACG)

Jogo

O Atlético foi eficiente nos primeiros 90 minutos da decisão do Campeonato Goiano. Das quatro grandes oportunidades que teve, fez dois gols. O primeiro um belo cruzamento de Shaylon para cabeçada do artilheiro Luiz Fernando. O segundo em boa troca de passes e o cruzamento de Luiz Fernando, melhor em campo, para conclusão do lateral Rodrigo Soares.

O Dragão perdeu pênalti com Shaylon e quase fez o terceiro em uma jogada de Gustavo Coutinho que tocou por cima de Tadeu, mas que Palacios tirou em cima da linha.

O time comandado por Mozart Santos teve em seus volantes Rhaldney e Matheus Sales um ponto de equilíbrio no meio-campo. Não apareceram tanto para o torcedor, mas foram fundamentais para conquista do resultado, que também passou por boas defesas do goleiro Ronaldo.

Pelo lado do Goiás a defesa que foi um ponto forte na trajetória no Campeonato Goiano, não esteve bem no Accioly. Falhas no posicionamento de Lucas Halter, foram determinantes para os gols do Atlético. Sander tão eficiente ao longo da competição, teve atuação apagada.

O trio ofensivo esmeraldino com Palacios, Vinícius e Nicolas não produziu e o destaque entre os atacantes doi Diego Gonçalves, que entrou no segundo tempo e em dois chutes de fora da área, quase balançou as redes do Atlético.

Guto Ferreira recebeu críticas e com razão pelas alterações no intervalo. Sacou Zé Ricardo e Willian Oliveira para as entradas de Diego que visivelmente fora de ritmo de jogo, esteve longe de ajudar em uma reação do Goiás e Felipe Ferreira que ao lado de Fellipe Bastos, deixou o meio-campo alviverde lento e previsível.

Atlético x Goiás - Decisão do Campeonato Goiano 2023
Foto – Rosiron Rodrigues (Goiás EC)

Arbitragem

Fui contra a escala de um profissional de fora para apitar a decisão do Campeonato Goiano e sigo com o mesmo pensamento. Jefferson Ferreira, por exemplo, tem condições de comandar um clássico decisivo entre Atlético x Goiás. No currículo com vários jogos na elite do futebol nacional, está mais do que pronto para esse tipo de desafio.

Tivemos lances polêmicos na primeira final e não tivemos o VAR – que por problemas técnicos, não funcionou durante todo o jogo no Estádio Antônio Accioly. Os capitães e técnicos foram comunicados da ausência da tecnologia antes da bola rolar.

A arbitragem de Ramon Abatti foi colocada em discussão em uma finalização de Moraes, que foi interceptada por Apodi, que teve o cuidado de colocar os braços para trás. Lance normal.

Jogada na área do Goiás e a bola foi no braço do lateral Sander. Pênalti não marcado e erro do árbitro catarinense. Com o VAR a decisão em relação a jogada, certamente seria outra.

Minutos depois o esmeraldino Sander derrubou o rubro-negro Gustavo Coutinho na área. Pênalti que foi assinalado por Ramon Abatti após ser avisado pelo seu assistente Johnny Oliveira, que também tem como função ajudar o árbitro principal neste tipo de situação.

Os dois cartões amarelos aplicados em jogadores do Goiás, que estavam pendurados – Lucas Halter e Zé Ricardo foram merecidos. Duas jogadas duras contra os adversários e a regra teve que entrar em ação.

Jogo de Volta

Wilton Pereira Sampaio será o árbitro da segunda decisão entre Atlético e Goiás. O profissional goiano apitou o clássico Fortaleza x Ceará, no último final de semana, na decisão do Campeonato Cearense. Bruno Pires e Tiago Gomes serão os assistentes.

O Goiás segue sua rotina de poucos treinos e muitos jogos. Se concentra na Copa Sul-Americana e depois se prepara para o confronto decisivo no Goianão que acontece domingo no Estádio Hailé Pinheiro. Já o Atlético tem a semana livre para treinamentos.

Vencedor no primeiro duelo, Mozart Santos vai analisar com seu elenco o jogo do Goiás diante do Cuiabá, quando a equipe esmeraldina conseguiu reverter o resultados negativo do jogo de ida pela Copa Verde. É um bom parâmetro do que deve encarar na segunda final.

O técnico do Atlético sabe que jogando na casa do adversário terá o torcedor contra e um ambiente de muita pressão. São trunfos do Verdão que para tomar a taça das mãos do Dragão terá que jogar muito mais que na primeira final e ainda contar com um dia ruim do Atlético.