03 de setembro de 2024
Publicado em • atualizado em 09/03/2016 às 15:30

Aprovada na CCJ nova concessão da Saneago por 30 anos

Foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça da câmara de vereadores, projeto de lei que autoriza a Prefeitura de Goiânia, encerrar a atual concessão da Saneago e realizar outra com novas condições na capital por mais 30 anos. Foi incorporada a matéria, emenda que caso a empresa seja privatizada, a autorização será cassada. O texto será analisado nesta quinta-feira (10), em primeira votação no plenário.

Na última terça-feira (8) ocorreu uma reunião no Palácio das Esmeraldas envolvendo o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT), vereadores e trabalhadores da Saneago. De acordo com o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Elias Vaz (PSB), do encontro saiu um acordo.

A emenda foi apresentada pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás (Stiueg) e foi acatada pelo relator do projeto, vereador Djalma Araújo (Rede). Caso haja a Saneago seja privatizada, a concessão será automaticamente encerrada. A intenção é de que a empresa de saneamento continue pública.

“Fizemos uma alteração apresentada pelos trabalhadores que garante que a concessão fica condicionada a situação de que a Saneago continue sendo uma empresa pública. Estávamos preocupados que a renovação poderia servir para privatização da empresa”, argumentou.

O projeto permite ainda que a prefeitura participe de forma efetiva de decisões importantes, como o reajuste da tarifa de água e a prioridade de investimentos, por exemplo.