18 de novembro de 2024
Publicado em • atualizado em 09/09/2019 às 13:26

Após tensões, Gustavo e Caiado voltam a se encontrar

Caiado e Mendanha em 2017 durante anúncio do repasse de emendas (Foto: Arquivo Prefeitura de Aparecida)
Caiado e Mendanha em 2017 durante anúncio do repasse de emendas (Foto: Arquivo Prefeitura de Aparecida)

{nomultithumb}

 

Está programada para a tarde desta segunda-feira (9), a inauguração da Praça Elísio Gonçalves Guimarães, no setor Jardim Maria Inês, em Aparecida de Goiânia. O evento está programado para às 17 horas e terá a participação do prefeito da cidade, Gustavo Mendanha (MDB) e do governador Ronaldo Caiado (DEM). Os dois voltam a se encontrar após alguns episódios de tensão.

Caiado ainda na condição de senador destinou emenda para a construção da praça. O gesto a favor de Aparecida enquanto senador se contrasta com episódios diversos mais recentes, com Caiado já na condição de governado e com cobranças de Gustavo Mendanha. No Senado, além da praça a ser inaugurada, Caiado também havia destinado emendas para a pavimentação de bairros na cidade.

Vamos relembrar alguns episódios

1-Hospital Municipal

O primeiro deles é a ajuda oferecida pela Prefeitura de Aparecida, ao disponibilizar leitos do Hospital Municipal para ajudar a desafogar o Hospital Materno Infantil. Há críticas que não houve resposta do governo a prefeitura. A reportagem procurou a administração estadual. Foi destacado que primeiro houve a tentativa de se buscar soluções na própria rede do Estado, a partir da disponibilização de leitos no HUGOL.

2- Incentivos Fiscais

O Estado já iniciou internamente processo de discussão de revisão dos incentivos fiscais. Em junho, Gustavo Mendanha em entrevista à Rádio Sagres 730 criticou a falta de diálogo sobre este assunto.

“Eu tenho uma relação muito próxima com o secretário do Desenvolvimento Econômico, mas com o governador não tenho diálogo, não da minha parte. Enviei alguns ofícios solicitando audiências, não foi marcada nem se quer teve resposta. Parece que Aparecida é uma ilha fora do Estado de Goiás. Espero que o governador tenha consciência”, destacou Gustavo à época.

 A reportagem procurou o governo estadual. Nos bastidores o assunto tem sido tratado com bastante cautela. A intenção do governo é de fazer os cortes, mas sem prejudicar a atividade econômica.

3- Goiás na Frente

O terceiro e último ponto aqui destacado é o Goiás na Frente. Havia a promessa de liberação de R$ 12 milhões para Aparecida. O programa deve ser encerrado neste mês, quando termina o prazo de 90 dias para que os projetos sejam reavaliados.

A resposta da Secretaria de Governo é que para resolver a pendência de Aparecida, precisaria haver um encaminhamento para o Conselho Jurídico da Segov. Ainda não há resposta definitiva sobre o assunto, mas o governo tem reforçado que não tem condições de continuar com o programa lançado na gestão anterior e que deixou problemas para o Estado, Aparecida e diversas outras cidades.  

Encontro

Após esses episódios, Gustavo e Caiado voltam a se encontrar.  O pano de fundo é o processo eleitoral do ano que vem. Oficialmente nem um dos dois gestores comentaram o assunto, mas é fato que o tabuleiro da política já está com peças se movimentando.

A Prefeitura de Aparecida espera construir outras 50 praças ainda neste ano. A Praça Elísio Guimarães possui 2.144,27 m² e tem playground infantil, pergolados de madeira, 11 bancos de concreto, lixeiras, área permeável, paisagismo, pista de caminhada, e academia da Terceira Idade (ATI).