Desativado desde agosto de 2014, o Telefone Verde poderá voltar a funcionar. De acordo com o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT), a Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA) prepara o relançamento do serviço. Além do atendimento por telefone, um aplicativo também deverá ser disponibilizado a população.
“Me parece que a AMMA vai colocar novamente no AR o telefone 161 para os possíveis crimes ambientais nos próximos dias. Acredito que eles estão organizando um grande lançamento, pois vão lançar ao mesmo tempo um aplicativo para permitir acesso através das redes móveis, hoje a tecnologia está incorporada na nossa vida. A gente vai tomar banho com o telefone na mão, eu pelo menos não tenho sossego e durmo com o telefone celular ligado e tem gente que me manda mensagem a noite inteira”, destacou o prefeito.
Histórico
Inicialmente as pessoas ligavam no fone 161 para fazer reclamações de crimes ambientais, depois com a unificação do tele atendimento da prefeitura, as pessoas passaram ligar para o número 156 na opção 3. Eram grandes as reclamações, mas pelo menos o usuário conseguia falar com os atendentes.
Com a desativação do 156, a AMMA informou que o cidadão que quisesse fazer reclamações de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h, deveria ligar no telefone (62) 3524-1440. No período noturno, de segunda à sexta-feira, ou seja, das 18h às 8h. Aos sábados, domingos e feriados, as reclamações devem ser realizas pelo telefone da Polícia Militar 190. Vale ressaltar que a polícia, diz que é um serviço feito pelo Município. A reportagem fez alguns testes nos horários alternativos e detectou que o serviço não funciona.
Também foi disponibilizado um Whatsapp, teoricamente disponível 24 horas por dia, pelo número (62) 8545-2886. Mas também a reportagem mandava mensagens e não conseguia resposta alguma.