27 de agosto de 2024
Publicado em • atualizado em 22/05/2014 às 00:35

Ao entregar Norte Sul Dilma faz a vontade do Rei

A presidente da República, Dilma Rousseff, inaugura nesta quinta-feira (22) 855 km da Ferrovia Norte-Sul, ligando Palmas (TO) a Anápolis(GO).

A linha será entregue 27 anos após a emissão da primeira licença ambiental para sua construção.

 Só no governo de Dilma Rousseff, foram três anos de atraso na inauguração.

A Norte-Sul começou a ser construída ainda em 1987, no governo do então presidente José Sarney.

No entanto, a intenção de se fazer integração nacional via ferrovia não é mérito de Dilma, Collor, Itamar Franco, FHC ou Sarney.

Tudo isto começou lá atrás, no período imperial, com Dom Pedro II. Foi o imperador que desejou ligar o Brasil via trilhos.

D. Pedro II foi um grande incentivador das estradas de ferro do Brasil. Sempre que podia, fazia questão de estimular e acompanhar construções.

Por exemplo, da primeira ferrovia do país, a Estrada de Ferro Petrópolis, que ligava o porto de Mauá, na Baía de Guanabara, à raiz da Serra da Estrela, atual Magé no Rio de Janeiro.

Da totalidade das ferrovias do Segundo Reinado, cerca de 90% foram construídas depois de 1873, ano que foram concedidos mais amplos favores aos concessionários.

Em dezembro de 1873, tínhamos 10 linhas férreas e, em 1889, nada menos que 58.

Ainda assim, em 1889, havia ainda seis províncias onde as ferrovias não chegaram: Amazonas, Maranhão, Piauí, Sergipe, Goiás e Mato Grosso.

Na época foi desenvolvido um projeto conhecido por Paula Cândido que previa a integração do centro norte brasileiro via trilhos.

Os sucessores de Dom Pedro II não tiveram vontade ou competência necessária de concluir os projetos ferroviários existentes.

Somente no final do século XX é que a Ferrovia Norte Sul começou a ser construída, já no fim de vida da extinta Rede Ferroviária Federal S/A.

O primeiro trecho de 215 quilômetros, no Maranhão, só foi concluído em 1996, no governo Fernando Henrique Cardoso.

Ao longo desses 27 anos, a obra foi marcada denúncias de irregularidades, como superfaturamento, construções mal feitas e escândalos de corrupção.

A ferrovia vai transportar no sentido sul-norte produtos agrícolas e industrializados e minerais.

No sentido norte-sul, combustíveis e fertilizantes, permitindo a exploração comercial de uma área de cerca de 1,8 milhão de quilômetros quadrados.

Dilma ao concluir a Ferrovia Norte Sul realiza a vontade de Dom Pedro II. Mas o imperador pensava também numa integração Leste Oeste.

O antecessor de Dilma, Luís Inácio Lula da Silva prometeu iniciar mais um ponto da ligação nacional, mas não cumpriu.

A Ferrovia de Integração Centro Oeste prevista para ligar Campinorte (GO) até Vilhena (RO) não saiu do papel.

Dilma deveria se esforçar para agradar a realeza e fazer com que o Brasil ganhe com uma verdadeira interligação nacional ferroviária.