9 de março é a data de aniversário do Serra Dourada, principal palco do futebol goiano e que ao longo de sua história recebeu grandes jogos e grandes craques – Pelé e Maradona só para citar dois.
O estádio não está sendo utilizado e já são 457 dias sem a bola rolar. O maior período fechado desde 1975 quando Seleção Goiana e Seleção de Portugal se enfrentaram na partida de inauguração. O último jogo aconteceu em dezembro de 2019, uma vitória do Goiás diante do Grêmio.
Hoje o Serra Dourada só pode receber jogos do Campeonato Goiano, Campeonato Brasileiro das Séries B, C e D.
A praça esportiva não pode receber partidas da elite do futebol nacional, já que o regulamento da Série A exige iluminação de primeira linha, algo que o Serra não possui e está na dependência de um processo licitatória que se arrasta há mais de um ano.
Presente
Nas décadas de 70 e 80, o estádio estava entre os cinco mais bonitos do Brasil. No momento temos as arenas que foram construídas para a Copa do Mundo e outros estádios que foram reformados.
Arena Corinthians, Morumbi, Allianz Parque, Beira Rio, Arena do Grêmio, Arena da Baixada, Mineirão, Arena das Dunas, Castelão, Fonte Nova, Arena Pantanal, Mané Garrincha e Arena Amazônia – todos deixaram o nosso palco para trás.
Futuro
O Serra Dourada não era sustentável antes dos clubes priorizarem seus jogos em suas casas, ele não vai ser agora que ninguém mostra grande interesse em jogar por lá.
Por isso a necessidade de mudar a realidade do estádio, que poderia buscar uma parceria que transforme o local em um espaço não só para jogos de futebol, mas também para show, convenções e grandes eventos.