O Florata Condomínio Florestal, localizado em Santo Antônio de Goiás, já beneficiou diversas instituições sociais do estado de Goiás com a doação de alimentos produzidos na agrofloresta do Parque Cultural Florada. Os moradores do condomínio e os beneficiários das doações contam com alimentos, como alface, rúcula, agrião, cebolinha, beterraba, cenoura, rabanete, jiló, quiabo, dentre outros.
Algumas instituições que foram beneficiadas são: Abrigo dos Idosos São Vicente de Paulo, o Centro de Valorização da Mulher Consuelo Nasser (Cevam), Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) dentre outros centros de apoio e creches.
A iniciativa surgiu quando a agrofloresta teve produção excessiva, gerando mais alimentos que o necessário para atender aos condôminos e funcionários, alcançando mais de uma tonelada por mês.
A Biapó Urbanismo é a responsável pela criação do Parque Cultural Florata, hoje gerido pela Elysium. A área tem cerca de 265 mil metros quadrados que integravam a reserva legal original, foram instaladas trilhas ecológicas que permitem ao público maior contato com a natureza. Em outros mais de 100 mil metros quadrados estão as agroflorestas, que são responsáveis pela recuperação das áreas degradadas, belíssimas esculturas ao longo de sua pista de caminhada e pergolados e outros dispositivos para contemplação local.
Pollyana Cicatelli
Jornalista e assessora de imprensa com pós-graduação em Comunicação Organizacional. Responsável pela editoria de cultura / diversão e colunista de turismo no Diário de Goiás. * Contato e sugestão de pauta: [email protected]