26 de setembro de 2024
Publicado em • atualizado em 18/09/2024 às 11:35

Alego recebe exposição artística que marca os 37 anos do acidente com o Césio 137

Abertura da mostra contou também com apresentação de dança de bailarinos da Escola do Futuro Basileu França. (Divulgação).
Abertura da mostra contou também com apresentação de dança de bailarinos da Escola do Futuro Basileu França. (Divulgação).

Foi lançado nesta terça-feira (17), o projeto itinerante “Praça Cultural Césio 137 – 37 anos”, com mostra de obras da Associação Goiana de Artes Visuais (Agav) no saguão da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). A exposição é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), por meio do Centro Estadual de Assistência aos Radioacidentados Leide das Neves (Cara), e reúne o trabalho de 38 artistas plásticos goianos, além de artistas cênicos, poetas e fotógrafos.

O subsecretário de Vigilância e Atenção Integral à Saúde da SES-GO, Luciano de Moura Carvalho destacou que a mostra proporciona uma reflexão sobre o acidente 37 anos após o ocorrido:

O acidente com o Césio nos trouxe lições e nos ensinou a cuidar das pessoas até mesmo indiretamente tiveram contato o problema. Não só do cuidado físico, mas dos aspectos psicológicos, sociais, porque são pessoas que devem ter o atendimento garantido.

A exposição ficará aberta ao público na Casa de Leis durante 30 dias e depois seguirá como mostra itinerante. “A exposição vai passar por todo o Estado, principalmente na capital, porque a intenção é levar esta história contada pelos goianos para todos os lugares. Quem não conhece vai saber, temos que pensar nas novas gerações, pra que a gente sempre reflita sobre o que aconteceu”, pontuou a superintendente de Políticas e Atenção Integral à Saúde da pasta, Paula dos Santos.

Além da mostra dos quadros, a abertura da exposição contou com a apresentação de espetáculo de dança dos bailarinos da Escola do Futuro em Artes Basileu França, também com a temática Césio 137. “É importante alcançarmos diferentes públicos pra reforçar a conscientização sobre o acidente e seus aprendizados”, reiterou Glauciene Esteves, diretora-geral do Cara.

No dia 30 setembro, às 15h, será promovida, na Alego, uma sessão solene em homenagem aos servidores da saúde que prestam assistência aos radioacidentados. A proposta do evento é do deputado estadual e presidente da Alego, Bruno Peixoto.

Elysia Cardoso

Jornalista formada pela Uni Araguaia em 2019