21 de novembro de 2024
Publicado em • atualizado em 31/10/2024 às 17:02

Alcides gastou R$1,1 milhão com propaganda no Facebook e Instagram; Vilela, R$603 mil

A campanha eleitoral patrocinada no Facebook e no Instagram consumiu boa parte do orçamento das candidaturas a prefeito em todo Brasil. A de Aparecida de Goiânia, chamou atenção para o fato de que o candidato Alcides Ribeiro foi o que mais gastou, apesar da derrota, inclusive com valores maiores dos que os candidatos de Goiânia.

O candidato derrotado do PL em Aparecida de Goiânia gastou exatos R$1.162.233, segundo relatório que a reportagem teve acesso em fontes oficiais. O valor é 92,73% maior do que o que foi investido por Leandro Vilela (R$603.011,00). Os dados comprovam que o custo da propaganda digital do candidato do MDB foi muito mais eficiente do que de Alcides.

Em comparação com a campanha a prefeito de Goiânia, a candidata Adriana Accorsi investiu R$181 mil e a campanha vitoriosa de Sandro Mabel gastou R$944.242,00. A do outro candidato que disputou o segundo turno e foi derrotada, com Fred Rodrigues, gastou R$679.569,00.

A propaganda digital foi efetuada apenas no Facebook e no Instagram por que o Google bloqueou esse tipo de serviço antes do início da campanha eleitoral.

O Diário de Goiás revisou os anúncios dos candidatos e boa parte da propaganda de Alcides Ribeiro teve conteúdo negativo contra Leandro Vilela. No segundo turno, um dos assuntos tratou da Operação Miquéias que teve veiculação proibida pela Justiça Eleitoral.

Só na última semana da campanha eleitoral, o candidato Alcides Ribeiro gastou R$ 145.853,00. O valor equivale a 12,54% de todo o gasto eleitoral. O percentual reflete a tentativa do candidato de reforçar a campanha nos últimos dias.

(Reprodução de anúncios publicados por Alcides Ribeiro contra Leandro Vilela)

Altair Tavares

Editor e administrador do Diário de Goiás. Repórter e comentarista de política e vários outros assuntos. Pós-graduado em Administração Estratégica de Marketing e em Cinema. Professor da área de comunicação. Para contato: [email protected] .