22 de novembro de 2024
Publicado em • atualizado em 24/11/2013 às 14:06

Aécio fará esforço para “bom nível de convivência” entre Caiado e Perillo

O deputado Ronaldo Caiado (DEM/GO) que se prepare. O senador Aécio Neves, pré-candidato a presidente da República, afirma que vai fazer de tudo para tê-lo como aliado em Goiás e aproximá-lo do governador Marconi Perillo(PSDB).

No entanto, Aécio evidencia as diferenças profundas entre Caiado e o governador Marconi.

“No que depender de mim, farei um esforço enorme para que, inclusive no Estado, possamos ter um bom nível de convivência entre o governador Marconi Perillo e o deputado Ronaldo Caiado, além de outras lideranças”, disse Aécio em entrevista ao jornal O Popular(24/11/13).

Bom nível de convivência?

O quê isso significa?

No mínimo, seria uma tolerância política que, certamente, não chegaria ao nível de aliança.

Nas várias oportunidades de entrevistas que tive com o deputado Ronaldo Caiado, percebí que a aproximação política entre eles está distante. Principalmente, do lado do deputado. Muito menos pelo lado do governador Perillo, que mantém o partido dirigido por Caiado no governo, desde o início.

Veja a abordagem de Aécio Neves, em entrevista a O Popular:

Falando um pouco de política e das conversas para 2014, houve um episódio com o deputado federal Ronaldo Caiado, líder do DEM na Câmara, da tentativa fracassada de aliança com Eduardo Campos. Ele tentava construir uma terceira via aqui em Goiás em meio a essa aliança com Campos, mas acabou sendo rejeitado depois da filiação de Marina Silva. Caiado é uma liderança importante para o setor do agronegócio e o sr. já teve uma conversa com ele depois disso. No entanto, há um problema local, que são as divergências com o governador Marconi Perillo. O sr. acha possível haver aliança?

Em primeiro lugar, tenho um respeito enorme pelo deputado Ronaldo Caiado. É uma das figuras mais importantes hoje no Congresso Nacional e das lideranças mais representativas do agronegócio. Vejo que temos muito mais afinidades do que eventuais discordâncias. No que depender de mim, nós estaremos juntos. Tive oportunidade de dizer isso a ele e talvez seja a primeira vez que falo isso publicamente. No que depender de mim, farei um esforço enorme para que, inclusive no Estado, possamos ter um bom nível de convivência entre o governador Marconi Perillo e o deputado Ronaldo Caiado, além de outras lideranças. Por uma simples razão: as divergências locais são naturais na política, mas temos um objetivo comum que, na minha visão, ultrapassa isso, que é muito mais relevante do que eventuais divergências pontuais. É a nossa compreensão de que esse ciclo de governo do PT vem fazendo um mal enorme ao Brasil e nós precisamos iniciar um ciclo novo, de eficiência, de ética na gestão pública, de respeito ao agronegócio, que é discriminado por discursos radicais. Então, no que depender de mim, farei um esforço hercúleo para que possamos estar juntos – o governador, o deputado Caiado, o DEM e o PSDB. Porque temos de reconstruir o Brasil, temos de recuperar as conquistas que obtivemos lá atrás e que hoje estão colocadas em risco. E especificamente na questão do agronegócio, já disse que da porteira para dentro não tem ninguém mais produtivo no Brasil. E o agronegócio, ao contrário da visão de alguns, avançou muito em novas tecnologias, ganhou produtividade e é absolutamente compatível o agronegócio moderno de hoje que o próprio Caiado representa com a preservação ambiental, com a sustentabilidade que também é essencial para o Brasil.

Altair Tavares

Editor e administrador do Diário de Goiás. Repórter e comentarista de política e vários outros assuntos. Pós-graduado em Administração Estratégica de Marketing e em Cinema. Professor da área de comunicação. Para contato: [email protected] .