A rede estadual de ensino de Goiás tem 550 mil alunos e escolas. Nesta semana, os candidatos a governador José Eliton (PSDB) e Ronaldo Caiado (DEM) colocaram a educação no centro do debate e, naturalmente, com ideias diferentes.
Ao apresentar o plano de governo, Eliton propôs a criação da Bolsa Mestrado para os professores estaduais e a criação da Bolsa Permanência no colégio para evitar a evasão dos estudantes.
Em evento digital de campanha, Caiado prometeu voltar com o pagamento da gratificação de titularidade para os professores estaduais no índice de 20%. Ao mesmo tempo, prometeu colocar a rede estadual entre os primeiros do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).
A assessoria de Eliton, mais que depressa, contestou o candidato do DEM, pois Goiás já está na liderança do índice que avalia a educação. “Goiás foi 1º lugar no Ideb do ensino médio e 2º no do ensino fundamental na avaliação feita em 2013. Em 2015, ficou em 1º lugar no fundamental II com nota 4.7, acima da meta estabelecida, que era 4.5. Foi, ainda, 2º lugar no ensino médio naquele ano. Os resultados do Ideb de 2017, neste segundo semestre, devem apontar Goiás igualmente no topo. A avaliação é feita a cada dois anos”.
A ideia da Bolsa Mestrado atende à reivindicação dos professores estaduais que já foi sugerida pelo Sintego – Sindicato dos Trabalhadores em Educação – à ex-secretária Raquel Teixeira. O curso dará aos professores a condição de subir na tabela de salários da Educação conforme o plano de carreira.
A iniciativa de Caiado, agora, é reação em relação à investida de Eliton com a colocação de Raquel Teixeira como vice e a inclusão das propostas, além de outras, na área da educação.
É bom que a educação ocupe o debate, não só no início da campanha, mas em todo período eleitoral.
Compromisso é compromisso. E os professores não esquecem.
{nomultithumb}
Altair Tavares
Editor e administrador do Diário de Goiás. Repórter e comentarista de política e vários outros assuntos. Pós-graduado em Administração Estratégica de Marketing e em Cinema. Professor da área de comunicação. Para contato: [email protected] .