27 de novembro de 2024
Publicado em • atualizado em 14/05/2018 às 20:17

5 pontos de análise na pesquisa Grupom / Diário da Manhã

Caiado, Daniel e José Eliton: Candidatos ao governo de Goiás (Fotos - Divulgação)
Caiado, Daniel e José Eliton: Candidatos ao governo de Goiás (Fotos - Divulgação)

A divulgação da primeira rodada da pesquisa Grupom / Diário da Manhã apresentou algumas novidades sobre o processo eleitoral que justificam o distanciamento do eleitor em relação ao processo eleitoral em Goiás e no Brasil. Sobre o cenário já revelado por outras pesquisas, reforçou as posições dos candidatos.

Em resumo, quais os pontos para análise da pesquisa? Veja:

1 – DESINTERESSE:

40,3% dos eleitores entrevistados disseram que não tem nenhum interesse sobre as eleições. Em síntese, ele não está preocupado com o assunto ou então os candidatos ainda não chamaram atenção do eleitor. A disputa eleitoral está reduzida às hostes partidárias ou grupos de interesse que estão conectados com a manutenção ou conquista do poder.

31,8% disseram que tem pouco interesse. A soma (82,1%) confere a argumentação do distanciamento do eleitor. Assim, há muita margem para os candidatos promoverem a conquista do eleitorado. Para isso, precisam de estratégica, esforços, inteligência e articulação. Sem, é claro, enfatizar que precisam de muita comunicação com o eleitorado, por todas as vias possíveis.

2- ESPONTÂNEA DISTANTE DA ESTIMULADA:

72,4% dos eleitores disseram na espontânea que não avaliam a escolha da candidatura a governador ou optaram por branco ou nulo. O número reforça o questionamento sobre o interesse do eleitorado na questão específica sobre o assunto. Apesar disso, o senador Ronaldo Caiado lidera com 13,9% enquanto José Eliton foi citado por 4,8% dos eleitores e Daniel Vielal por 1,6%.

A espontânea é a parte da pesquisa que mais reflete a realidade do momento, pois é a manifestação direta do eleitor, sem a sugestão do entrevistador com a apresentação dos nomes de possíveis candidatos. A estimulada capta, neste momento, muito mais o grau de conhecimento dos candidatos.

Na estimulada, o cenário é o mesmo já mostrado por outras pesquisas em que Caiado lidera e o segundo lugar é disputado por Eliton e Daniel.

3-O VICE IDEAL

Na sondagem estimulada para o Senado, o ex-prefeito de Senador Canedo, Vanderlan Cardoso, apareceu com 17,20% das intenções de voto conseguidos, principalmente, na região metropolitana de Goiânia. Ele próprio já declarou que não tem perfil para o Legislativo, portanto, já que não é candidato a governador, seria o vice ideal para qualquer um dos candidatos que disputam.

4-INDEFINIÇÃO

No geral, a pesquisa revela que o quadro está indefinido para o Senado, portanto os canidatos terão que trabalhar muito para conquistar o eleitoral. Marconi Perillo (PSDB) e Lúcia Vânia (PSB) estão com leve vantagem contra os outros candidatos. Demóstenes Torres já aparece com 10,50% das intenções de voto e é a principal ameaça contra Lúcia Vânia que tem 25,10% das citações. Na oposição, Jorge Kajuru dá um baile em Wilder Morais (DEM) com uma diferença entre 15,60% do vereador contra 1,70% do senador.

5-ENTORNO DE BRASÍLIA

Os números dos candidatos a governador de Goiás no Entorno de Brasília e região nordeste revelam que todos terão que trabalhar muito para conquistar os eleitores da segunda maior região em volume de votos. Nela, Caiado tem 23,1%, Daniel Vilela tem 8,4% e José Eliton tem 5,6%. O jornal não revelou os dados, mas os índices dos três candidatos indicam que, na estimulada, o índice de indecisos é muito maior do que em outras regiões.


 Metodologia

A pesquisa realizada pelo Grupom Consultoria e Pesquisa é do tipo amostragem. Foram entrevistadas 861 pessoas, em 41 municípios. A margem de confiança é de 95% e a margem de erro é de 3,3% para mais ou para menos.

Os dados foram coletados entre os dias 6 e 10 de maio de 2018. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Goiás no dia 07/05/2018, sob o n° GO-07780;2018 (TRE/GO) e BR-09426/2018 (TSE).  

Altair Tavares

Editor e administrador do Diário de Goiás. Repórter e comentarista de política e vários outros assuntos. Pós-graduado em Administração Estratégica de Marketing e em Cinema. Professor da área de comunicação. Para contato: [email protected] .