08 de setembro de 2024
Publicado em • atualizado em 14/08/2017 às 19:26

1997, 1999, 2008 ou agora: Qual o melhor Vila Nova no Brasileiro?

Time de 1997 em jogo contra o Náutico
Time de 1997 em jogo contra o Náutico

Desde que o Campeonato Brasileiro começou a ter divisões, o Vila Nova Futebol Clube nunca participou da elite. Figurar entre os times da Série A sempre foi um sonho da imensa torcida colorada. Torcida de Primeira Divisão como muitos vilanovenses gostam de afirmar.

Em três oportunidades o Tigrão bateu na porta da elite nacional, porém não entrou.

1997: Um ano após o acesso para a Série B, o time ficou em 4º lugar no quadrangular que tinha além do Vila: América Mineiro, Ponte Preta e Náutico. Foi nesta temporada aquele famoso jogo em que mais de 40 mil pessoas foram ao Serra Dourada em um domingo pela manhã.

O time base: Enival; Moisés, João Marcelo, André e Luciano Mineiro; Mona, Valdenir, Paulo César Jaboticaba e Sabino; Renatinho e Flávio Costa. Outros jogadores do elenco: Cacá, Baiano, Christian e Ciro.

Confira o vídeo:

{youtube}c8rNqVOfCRo{/youtube}

1999: O Vila Nova chegou novamente no quadrangular final do Campeonato Brasileiro da Série B. Desta vez para encarar Bahia, Santa Cruz e o rival Goiás que nos dois clássicos acabou levando a melhor e alcançou o acesso. O Vila ficou pelo caminho e fechou a competição na 4ª colocação.

O time base: Cássio Luiz; Carlos Roberto, Wladimir, Luís Claúdio e Ednélson; Donizete, Cleber Goiano, Tim e Juninho; Reinaldo Aleluia e Túlio. Outros jogadores do elenco: Cristiano, Hakanay, Kal Baiano, Anderson e Wesley Brasília

Confira o vídeo:

{youtube}1OhvpSQSJSo{/youtube}

2008: A disputa já na era dos pontos corridos e o Vila Nova foi comandado pelo técnico Givanildo Oliveira. O Tigrão durante boa parte do campeonato figurou no G-4, só que perdeu força na reta final. Um dos motivos justificados na época foi a “premiação” que foi pedida pelo elenco e que a diretoria não aceitou pagar, uma vez que já tinha feito uma combinação anterior em relação ao valor pela vaga na Série A. Queda de produção nas últimas rodadas e uma 6ª posição na classificação geral.

O time base: Max; Osmar, Luís Carlos, Carlinhos e Fernandinho; Soares, Heleno, Reinaldo e Alex Oliveira; Wando e Túlio Maravilha. Outros jogadores do elenco: Valença, Alisson, Caíco, Bruno Batata e Pedro Júnior.

Foi um ano em que o Vila Nova empolgou sua torcida e teve uma excelente média de público. A massa vibrou em muitos momentos, como na vitória diante do Corinthians que terminou a competição como campeão.

Confira o vídeo:

{youtube}mEvnwTquU4Q{/youtube}

Agora em 2017 a campanha do Vila Nova é surpreendente. A equipe comandanda por Hemerson Maria ocupa a 3ª posição e durante 90% da competição figura no G-4. A conquista do acesso é algo bem possível para o Tigrão que tem como base: Luís Carlos; Maguinho, Wesley Matos, Alemão e Gastón; PH, Geovane, Alan Mineiro e Alípio; Mateus Anderson e Moisés.

O atual elenco pode alcançar um feito que os bons times de 97, 99 e 2008 não conseguiram. Por isso vale o questionamento:

Qual Vila Nova é o melhor entre esses? 

Em 2008 parecia que a vaga para a Série A estava certa. Além do artilheiro Túlio que estava fazendo gol em quase todo jogo, o Vila tinha o maestro Alex Oliveira e a segurança de Max. Em 1997 com Sabino e Paulo César Jaboticaba o meio-campo era muito forte.

Difícil responder o questionamento, mas o time de 1999 era na minha opinião o que mais se destacou entre todos – Tim, Wladimir, Donizete, Cleber Goiano, Túlio Maravilha e o Reinaldo Aleluia jogando muita bola. Wanderlei Paiva era o técnico.

Você colorado, certamente tem o seu time preferido. Mas esse de 2017 pode dar sua maior conquista e alegria.

O tempo vai dizer.