23 de novembro de 2024
Cidades

Coleta seletiva já atende 70 bairros de Aparecida de Goiânia

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Aparecida de Goiânia, a coleta seletiva do município já atende 70 bairros. O serviço foi implantado há dois anos, e segundo a prefeitura, além de da reciclagem, contribui para a preservação do meio ambiente e gera renda para as famílias que trabalham nas cooperativas.

Segundo o diretor de Resíduos Sólidos do município, Régis Inácio, Aparecida foi uma das poucas cidades brasileiras a cumprir com rigor a Lei Federal dos Resíduos Sólidos que determina a extinção dos lixões. Em Aparecida, os lixões viraram aterro sanitários e os catadores foram transferidos para as cooperativas.

De acordo com Régis Inácio, a adesão da população é fundamental para o bom funcionamento dos trabalhos de coleta seletiva do lixo. “A população pode ajudar colocando o lixo na porta de sua casa somente nos dias e períodos correspondentes à coleta de seu bairro, também é importante que cada morador armazena o lixo em sacos plásticos bem fechados, evitando que se espalhe pelas ruas”, disse ele.

Na coleta seletiva são recolhidos materiais como metais, plásticos, papeis e vidros. Os materiais são destinados para a cooperativa de catadores do município, que fica no Internacional Park. Lá eles são devidamente separados e depois vendidos, gerando emprego e renda para as famílias.

Atualmente, existem duas cooperativas no município, a Cooperativa de Catadores de Lixo de Aparecida (COOCAP) e a Cooperativa de Trabalho de Recicláveis Feminina de Aparecida (COORFAP). O programa de coleta seletiva possui parcerias com ONGs e empresas que desenvolvem projetos sociais. As parcerias possibilitam também palestras educativas para os cooperados, aquisição de folders para mobilizar a população e obtenção de uniformes. 


Leia mais sobre: Cidades