22 de dezembro de 2024
Política • atualizado em 07/03/2020 às 20:01

Codevasf terá escritório regional em Goiás

Codevasf deverá fazer obras em Goiás (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
Codevasf deverá fazer obras em Goiás (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Ocorrerá às 14 horas da próxima segunda-feira (7), no auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, solenidade para instalação de um escritório regional em Goiás da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e Parnaíba (Codevasf).

A empresa, que é vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), incluiu a bacia do rio Araguaia em sua atuação. A Codevasf já existe há 45 anos, mas ainda não atuava em Goiás por questões burocráticas e de estruturação como falta de pessoal, falta de um escritório e principalmente de articulação política junto ao MDR.

Estão confirmadas as presenças do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, do presidente da Codevasf, Marcelo Andrade, de integrantes da bancada federal, além de prefeitos, secretários e outras autoridades.

De acordo com o senador, Vanderlan Cardoso (PSD), 136 municípios banhados por esta bacia serão diretamente beneficiados com as obras, ações e projetos da Codevasf.

A bacia hidrográfica do rio Araguaia/Tocantins se estende pelos Estados de Goiás, Mato Grosso, Pará, Tocantins, Maranhão e o Distrito Federal, nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste do Brasil. Trata-se de uma área de 936.316,94 quilômetros quadrados, onde se distribuem 447 municípios com população estimada em 11.760.134 habitantes – de acordo com a Codevasf/IBGE 2018.

Além de infraestrutura de irrigação do São Francisco, construção de estradas, pontes e diques, a Codevasf tem expertise para trabalhar no combate de enchentes e é referência na recuperação e conservação de nascentes.


Leia mais sobre: Destaque 2 / Política