19 de novembro de 2024
Cidades

Codese discute com pré-candidatos projetos para deixar IDH de Goiânia entre os 10 melhores do país

Foto: Cileide Alves
Foto: Cileide Alves

Um encontro ocorreu nesta segunda-feira (16), entre representantes do Conselho de Desenvolvimento Sustentável e Estratégico de Goiânia (Codese) e os pré-candidatos a prefeito de Goiânia. Entre os assuntos tratados está o futuro da cidade, em especial como fazer para elevar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

O Codese tem como objetivo planejar, formular e fazer executar as políticas de desenvolvimento econômico e urbanístico da cidade. Os representantes do conselho esperam fazer que Goiânia saia hoje do 45º lugar em desenvolvimento para saltar para o ranking das dez melhores cidades brasileiras para se viver.

Durante o evento se pensou como algumas ações devem ser aplicadas a médio e longo prazo, para que Goiânia ao completar 100 anos em 2033, tenha o perfil de uma cidade modelo de desenvolvimento e organização, com qualidade de vida digna dos cidadãos e políticas públicas eficazes.

Os principais pré-candidatos estiveram presentes no Castros Park Hotel, local em que foi realizado o evento.

Regina Esteves, presidente da Comunitas, esteve presente e apresentou palestra sobre governança compartilhada. A entidade prestou diversas consultorias para diferentes prefeituras pelo Brasil.

Iris Rezende (PMDB)

Mesmo não confirmado oficialmente como pré-candidato, Iris Rezende do PMDB, compareceu ao evento. Ao chegar ao espaço, se disse feliz pelo fato de segmentos da sociedade civil organizada está propondo debates para o futuro de Goiânia.

“Os movimentos sociais se preocupam com o futuro da cidade é um sinal que vamos experimentar mudanças radicais e profundas na área político-administrativa desta cidade, deste estado e deste país. Porque a indiferença dos movimentos sociais em alguns momentos me entristeceu, agora quando vi o convite de segmentos importantes da nossa população preocupados com o futuro da administração municipal de Goiânia, eu pensei comigo mesmo que tenho que comparecer, porque o povo está anunciando por conta própria uma mudança de comportamento, consequentemente dos destinos de Goiânia, de Goiás e do Brasil”, argumentou.

Francisco Júnior (PSD)

O pré-candidato pelo PSD, Francisco Júnior, avalia que só há governo forte, se houver diálogo com a sociedade.

“O governo só vai ser real apenas se conversar com a sociedade, no caso do Codese é uma experiência interessante e inovadora. Destaque para a experiência de Maringá (PR), que reúne todo o setor produtivo e faz um diálogo de forma planejada, pensando a cidade para os próximos 20 anos. Contribui com dados e informações muito reais daquilo que o setor produtivo acredita e espera. Baliza de forma muito concreta o que candidato tem como feeling a partir das suas experiências”, afirmou o pré-candidato do PSD.

Vanderlan Cardoso (PSB)

O pré-candidato pelo PSB, Vanderlan Cardoso, avaliou que as discussões contribuem fundamentalmente para a elaboração de um plano de governo.

“Já tenho informação do trabalho que está sendo realizado há algum tempo e pra mim que sou pré-candidato, vou sair com elementos a mais que vai me ajudar na elaboração do meu plano de governo. Não só eu, mas os outros pré-candidatos saem ganhando”, analisou.

Adriana Accorsi (PT)

Já a pré-candidata pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Adriana Accorsi, avalia que neste momento de pré-campanha é importante ouvir e entender profundamente as demandas os segmentos da sociedade antes de firmar compromissos com cada um deles.

“Fico muito satisfeita de haver um primeiro encontro entre os pré-candidatos. Acho que é uma grande contribuição, a pré-campanha nos possibilita o contato, a conversa com a sociedade e vali contribuir muito para a elaboração do nosso plano de governo. Conheço o papel do Codese, a importância dele para a cidade e nós autoridades precisamos apoiar. Claro que ao assumir compromissos precisamos conhecer profundamente”, disse a pré-candidata pelo PT.

Luiz Bittencourt (PTB)

O pré-candidato pelo PTB, Luiz Bittencourt, avalia que os participantes neste pleito de 2016 precisam ter compromisso com o futuro da cidade.

“Olha o maior desafio no século XXI é a vida na cidade. O morar, o trabalhar, a Mobilidade Urbana, Acessibilidade, questões de Saúde, de Segurança Pública, e tudo isso tem um princípio básico que é um planejamento de médio, curto e longo prazo para poder resolver de forma eficiente às questões relacionadas à vida na cidade. É um momento importante sobre a pré-campanha, onde os pré-candidatos vão ter que assumir um compromisso que é com o futuro da cidade”, relatou o pré-candidato do PTB.

Delegado Waldir (PR)

De acordo com o pré-candidato Delegado Waldir (PR), o importante é colher sugestões para criar um plano que possa reinventar a cidade e superar crises urbanas existentes.

“Nós temos estamos preparando um plano de governo, participamos já de outros eventos do Codese para juntarmos elementos para criar o nosso plano. Temos ouvido o cidadão, escutando especialistas e nós queremos agregar tudo isso para que possamos pensar Goiânia e reinventá-la, porque ela passa por crise em várias áreas, Educação, Saúde, Segurança, Transporte Coletivo, precisamos reinventar nossa cidade”, afirmou.

Giuseppe Vecci (PSDB)

O pré-candidato pelo PSDB, Giuseppe Vecci, avalia que a gestão compartilhada, planejamento e outros temas tratados ajudam a traçar o melhor desenvolvimento para a cidade.

“A iniciativa de ter uma entidade da sociedade civil organizada para discutir assuntos de Goiânia é muito positiva, o que a gente está vendo é este esforço do Codese em elaborar um plano com propostas que possam melhorar o desenvolvimento social e econômico de Goiânia. Iniciativas como estas só auxiliam o gestor”, explicou.

Alexandre Magalhães (PSDC)

O pré-candidato pelo PSDC, Alexandre Magalhães entende que as discussões ajudaram a pensar no futuro da cidade.

“A gente não pode governar sozinho, o governante tem que governar em equipe com pessoas ajudando e este evento da Codese nos ajuda, porque a gente não vê apenas a Goiânia de hoje, mas a Goiânia do futuro. Hoje, Goiânia não pensa no próximo e a população vai sofrer com isso e o nosso intuito é ver uma Goiânia pensando no futuro, nas próximas gerações”, ressaltou.

Outros dados sobre o Codese

Instituído em março do ano passado, o Conselho tem como presidente Renato de Sousa Correia (Ademi-GO); vice-presidente, Paulo Roberto da Costa (Secovi-GO); e superintendente executivo, Paulo Henrique Rodrigues Ribeiro (Sinduscon-GO). O Plenário do Codese é composto de 28 membros integrantes das instituições associadas, tendo representantes da Prefeitura Municipal de Goiânia, de Instituição de Ensino Superior Pública, Instituição de Ensino Superior Privada, Instituição de Ensino Básico Público ou Privado, do setor produtivo Empresarial, de Conselhos Profissionais e do setor produtivo Rural.

O Conselho conta com dez Câmaras Técnicas para tratar assuntos levantados como fundamentais para o desenvolvimento da Capital, nas seguintes áreas: Logística e Distribuição; Vestuário e Moda; Turismo de Negócios; Polo Educacional; Polo Tecnológico; Social; Negócios Agropecuários; Desenvolvimento Urbano; Melhoria da Gestão


Leia mais sobre: Cidades