Na tarde desta quinta-feira (1º), o jornalismo brasileiro foi surpreendido com uma reviravolta interna da CNN Brasil, que demitiu cerca de 120 profissionais, o maior corte da empresa em seus quase três anos de existência no país. Segundo o jornalista Ricardo Feltrin, colunista do site UOL, âncoras como a ex-Globo Monalisa Perrone, Gloria Vanique e o historiador e comentarista Leandro Karnal já foram comunicados do desligamento.
Ainda conforme a Coluna, os cortes estão sendo feitos em todos os departamentos e não apenas na redação jornalística, onde estão os salários mais altos da empresa.
Segundo reportagem da Veja, o movimento de reestruturação na empresa, já era algo que estava acontecendo por trás dos bastidores a partir da posse do empresário João Camargo, fundador do Esfera Brasil, e do pedido de demissão recente da antiga CEO Renata Afonso.
Ainda de acordo com a Veja, fontes internas da empresa afirmaram que o foco será fazer investimentos com ‘mais inteligência’. Atualmente, 90% da equipe de jornalismo da CNN Brasil está concentrada em São Paulo e 2% em Brasília.
Portanto, segundo fontes da empresa, o intuito agora é concentrar o foco principal em coberturas do Planalto Central, assim fortalecendo ainda mais a equipe de Brasília. Assim, além dos cortes, a empresa decidiu fechar a filial do Rio de Janeiro.
Leia mais sobre: CNN Brasil / Cortes / Demissão / jornalismo / Geral