23 de dezembro de 2024
Cidades

CNH Digital amplia lista de programas inovadores dos governos de Marconi

 Em sua quarta gestão à frente do Governo de Goiás, o governador Marconi Perillo mantém o Estado na vanguarda dos programas inovadores nas diferentes áreas da administração. O destaque mais recente é o pioneirismo na emissão da Carteira Nacional de Habilitação Digital (CNH-e). Na lista de ações inovadoras de Marconi estão ainda, entre outros, a Renda Cidadã, a Bolsa Universitária, o Cheque Mais Moradia, o Vapt Vupt e o Passe Livre Estudantil.

Criada no primeiro governo de Marconi, a Renda Cidadã serviu de referência para a implantação da Bolsa Família, em 2003. Partiu de Marconi a sugestão, adotada pelo governo da União, para o uso do cartão magnético e o pagamento do benefício em dinheiro às famílias, exatamente como era feito então com a Renda Cidadã, o primeiro programa estadual de transferência de renda.

O programa social criado por Marconi abriu caminho para uma drástica redução das desigualdades sociais em Goiás. Segundo estudo do Instituto Insper, Goiás foi o Estado que mais reduziu as diferenças de renda entre ricos e pobres, em médias acima da nacional e do restante das demais unidades da federação.

A Bolsa Universitária, por sua vez, serviu de referência para a criação do ProUni, programa federal de financiamento do ensino superior para estudantes com baixo poder aquisitivo. Em Goiás, até o final deste mandato, o governador Marconi Perillo entregará 200 mil Bolsas Universitárias. O programa estadual de acesso ao ensino superior garante bolsas parciais e integrais de estudo – o financiamento completo é uma inovação do terceiro mandato do governador.

O Cheque Mais Moradia inspirou a criação de diversos programas similares de habitação de interesse social ao redor do País. Recentemente, o governo federal usou a modelagem do programa goiano para criar o Cartão Reforma, um crédito popular para que as famílias de menor poder aquisitivo façam melhorias em suas residências.

O Vapt Vupt também serviu de referência para diversos outros Estados criarem serviços similares de pronto-atendimento ao cidadão. É o caso do Poupa Tempo de São Paulo, criado pela gestão de Geraldo Alckmin. Marconi também foi pioneiro na implantação do Passe Livre Estudantil e Goiânia se tornou a primeira capital do País a garantir a tarifa de transporte coletivo inteiramente gratuita para os estudantes. O benefício está sendo estendido agora para os estudantes de Rio Verde e Anápolis.

Em discurso na solenidade de lançamento da Carteira Nacional de Habilitação Digital (CNH-e), na tarde desta terça-feira em Brasília, o governador Marconi Perillo enfatizou o pioneirismo do Estado no aperfeiçoamento dos serviços prestados à população com o pioneirismo do Estado na prestação do novo serviço. “A modernização da infraestrutura de atendimento do Detran de nosso Estado é uma prioridade para a administração, demonstrando compromisso com a eficiência e com a transparência dos procedimentos”, afirmou, acompanhado do ministro das Cidades, Bruno Araújo, anfitrião do lançamento.

Graças aos investimentos em digitalização e aperfeiçoamento dos serviços determinados por Marconi, o Detran Goiás foi escolhido pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), órgão do Ministério das Cidades, para liderar a implantação da CNH-e. “Este momento espelha o slogan que Goiás cultiva – Goiás Mais Competitivo e Inovador. Ao longo do tempo nós procuramos criar oportunidades, programas que efetivamente garantissem inclusão aos goianos. Muitas foram as nossas políticas públicas adotadas em outras unidades e pelo próprio Governo Federal”, disse Marconi.


Leia mais sobre: Cidades