O transporte público em Goiânia não deverá sofrer alterações na semana do Carnaval em 2021. Costumeiramente, a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) adota uma planilha de horários diferenciada neste período, dada a diminuição natural da demanda, mas este ano o órgão promete não fazer alterações. O comunicado foi enviado à imprensa nesta quarta-feira (10/02).
“No entendimento técnico, não há necessidade de uma operação especial, mesmo com alguns segmentos do comércio estando fechados”, pontua a nota. A CMTC salienta que o usuário poderá continuar planejando as viagens por meio do aplicativo SiM RMTC, “para horários e alertas da planilha operacional elaborada para o sistema da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos – RMTC”.
As entidades que representam segmentos comerciais, de turismo e serviços têm orientado que os estabelecimentos não fechem durante a festividade. Na noite de ontem (09) a Fecomércio reforçou que a terça-feira (16) de carnaval não é feriado, mas há por meio de convenção social um acordo para que o Dia do Comerciário seja comemorado na segunda-feira (15). As portas deverão ser abertas caso não haja acordo. O Sindicato do Comércio Varejista do Estado de Goiás (Sindilojas-GO) também segue a mesma orientação, mas a entidade lembra que a segunda-feira é feriado. No dia seguinte, no entanto, a recomendação é que as portas sejam todas abertas.
Leia mais sobre: Cidades / Destaque 2