28 de dezembro de 2024
Cidades

CMTC detecta fraudes no Programa Ganha Tempo

Pelo menos 45 mil validações no Programa Ganha Tempo entre os dia 13 de junho e 15 de agosto foram consideradas fraudulentas pela Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC). Durante o período, foram quase um milhão e meio de validações. As fraudes correspondem a 8% do total, 3% acima do esperado. 

De acordo com diretor técnico da CMTC, Spiro Katopodis, o usuário embarca na parte dianteira do ônibus sem passar pela catraca e ali aguarda algum passageiro que não tem sit-pass ou crédito no cartão fácil para efetivar a venda de uma passagem. O usuário que tem o cartão valida a passagem para a outra pessoa, depois ao chegar num terminal, desce do ônibus aproveitando se do intervalo de duas horas e meia do Ganha Tempo, que permite várias validações neste intervalo, passa pela catraca chamada de Venda Embarcada onde passa sem pagar pela passagem, o que caracteriza fraude.

Spiro Katopodis relata que a partir desta quarta-feira ocorrerão mudanças na forma de validação do cartão ganha tempo. O usuário que fizer a validação no interior do ônibus, pagará outra passagem caso tente repeti-la na catraca do terminal ao fim da viagem. Não haverá nenhuma mudança para quem utiliza o benefício corretamente, fazendo até três conexões, fora do terminal, no prazo de 2h30.


Leia mais sobre: Cidades