19 de dezembro de 2024
Cidades

CMTC analisa mudança na tarifa do transporte coletivo

A Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC) realizou um estudo sobre implantação de tarifa diferenciada na região metropolitana de Goiânia, dando fim à tarifa única, atualmente de R$ 3,70.

Segundo reportagem do jornal O Popular, conforme explicação do diretor técnico da CMTC, Walter Silva, o estudo deve ser concluído e apresentado ao prefeito de Goiânia, Iris Rezende, em até 20 dias, e em seguida às empresas. A ideia seria calcular o valor das passagens por linhas e quilômetro percorridos.

Os valores das tarifas ainda não foram definidos, mas se fala que em Goiânia, por exemplo, será mais de uma. “A intenção é apreciar pelas distâncias”, disse Silva, sobre o estudo. Dessa forma, uma pessoa que queira ir da Praça Cívica à Praça Universitária pagará um valor menor do que quem percorrer uma distância maior.

De acordo com o diretor, o sistema atual é dividido em três subsistemas: Goiânia, Aparecida e Metropolitana. A ideia é implantar um novo sistema de sub-redes, com viagens diretas e divisão dos subsistemas. “Quem percorre uma distância mais curta acaba subsidiando quem anda mais. Com a diferenciação, vai, inclusive, ter redução na tarifa”, afirmou.


Leia mais sobre: Cidades