12 de agosto de 2024
Cidades • atualizado em 13/02/2020 às 00:15

Clínica Móvel da mulher continua realizando exames de prevenção ao câncer

Foto: Goiás Agora
Foto: Goiás Agora

Mais de 20 mil mulheres já foram atendidas pela Clínica Móvel da Mulher, que percorreu cerca de 50 municípios goianos desde março de 2015, quando o serviço foi lançado. O atendimento é exclusivo e por ordem de chegada para usuárias do Ipasgo, que precisam apresentar o documento de identidade e o cartão do Ipasgo.

Exames oferecidos

São oferecidos, no total, sete exames: ultrassonografias (mama, endovaginal, tireoide, abdômen total, vias urinárias), além da mamografia e do Papanicolau, para prevenção do câncer de colo de útero.

Primeiro passo

O primeiro passo é uma triagem com o médico, que indica quais exames devem ser feitos. A equipe multidisciplinar é formada por dez profissionais, entre enfermeiros, médicos, técnicos e servidores administrativos. Como a saúde não pode esperar, a ação itinerante tem a finalidade de interiorizar e facilitar o acesso a esse atendimento, já que existe uma alta demanda por eles na rede púbica e muitas vezes a população se depara com problemas como a falta de equipamentos, como os mamógrafos, em sua cidade.

Clínica Móvel

Até o próximo dia 30, a carreta estará na sede do Ipasgo, na Avenida 90, no Setor Pedro Ludovico, em Goiânia. O resultado das ultrassonografias sai na hora. Já o diagnóstico da mamografia e do exame Papanicolau leva de 15 a 30 dias. Em caso de alterações, a equipe entra em contato com a usuária por telefone e realiza o agendamento e encaminhamento para uma consulta com um especialista na rede credenciada ao Ipasgo.

A estrutura conta com consultório médico, sala para coleta de material de exame, um mamógrafo e um ultrassom. O ambiente é climatizado. Para os procedimentos realizados na Clínica Móvel não há cobrança de coparticipação. Apenas nos casos em que for coletado o material para o exame de Papanicolau, que as usuárias terão que levá-lo a um laboratório, e que haverá a contrapartida.

Leia Mais:


Leia mais sobre: Cidades

Comentários

0 Comentários
Mais Votado
Mais Novo Mais Antigo
Opiniões Inline
Ver Todos os Comentários