O governador Marconi Perillo (PSDB) e o prefeito de Goiânia, Iris Rezende (PMDB), foram às ruas no final de semana e têm o que comemorar. No momento em que os políticos são hostilizados e muitos até preferem fugir do contato direto com a população, eles foram cumprimentados, abraçados, tratados como celebridades – com direito a selfie – e até aplaudidos. Iris enfrentou um início de protesto no sábado, mas que durou pouco. E Marconi, nem isso.
Na velha capital, a Cidade de Goiás, o governador entregou obras e passeou pelas ruas. Na nova capital, Iris deu início aos Mutirões. Ambos discursando forte em nome de um otimismo que contrasta com a realidade, porém que envolve aqueles que estão cansados da desesperança na política brasileira.
Curioso que os dois façam isso ao mesmo tempo e num momento em que carregam na troca de elogios. E também na mesma hora em que o PSDB nacional reafirma apoio ao presidente Michel Temer, do PMDB, numa aliança que, embora soe estranha em Goiás, vem se reforçando em Brasília. Marconi e Iris, velhos adversários e experientes líderes, são os nomes que se sobressaem justo quando cresce o clamor pelo novo.
Vassil Oliveira
Jornalista. Escritor. Consultor político e de comunicação. Foi diretor de Redação na Tribuna do Planalto, editor de política em O Popular, apresentador e comentarista na Rádio Sagres 730 e presidente da agência Brasil Central (ABC), do governo de Goiás. Comandou a Comunicação de Goiânia (GO) e de Campo Grande (MS).