25 de dezembro de 2025
Brasil • atualizado em 25/12/2025 às 09:21

Cirurgia de Bolsonaro ocorrerá nesta quinta (25); filhos podem visitá-lo durante internação

Procedimento para retirada de hérnia tem previsão de quatro horas
Foto: Ton Molina/STF
Foto: Ton Molina/STF

O Hospital DF Star confirmou a realização da cirurgia do ex-presidente Jair Bolsonaro para esta quinta (25), às 9h, em Brasília. A visita dos filhos, durante o período em que o ex-presidente estiver internado, foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

O procedimento

Em nota, a unidade de saúde disse Bolsonaro já realizou exames pré-operatórios, com avaliação cardiológica e de risco cirúrgico, sendo considerado apto para a cirurgia de herniorrafia inguinal bilateral. A cirurgia será feita sob anestesia geral, com previsão de quatro horas de duração.

“A necessidade do procedimento de bloqueio anestésico do nervo frênico será avaliada durante a internação, a depender da evolução do pós-operatório e condição clínica”, salientam os médicos, com a afirmativa de que tal bloqueio teria o objetivo de interromper temporariamente a função do diafragma para reduzir os episódios de soluço relatados por Bolsonaro.

Visitas

Alexandre de Moraes autorizou a visita do ex-vereador do Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro (PL), do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), do vereador de Balneário Camboriú Jair Renan Bolsonaro (PL), e da filha mais nova do ex-presidente, Laura Bolsonaro.

Segundo a Agência Brasil, o ministro salientou que os familiares devem respeitar as regras do hospital em relação aos horários de visitas. Outra observação do ministro é que os visitantes não devem levar, ao quarto de Bolsonaro, computadores, telefones celulares ou quaisquer outros dispositivos eletrônicos. Outras visitas precisam ser autorizadas pelo STF.

Ao longo da internação, a vigilância será de 24 horas por dia, com manutenção de dois agentes na porta do quarto, além de outras equipes dentro e fora do hospital, conforme determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal.


Leia mais sobre: Brasil