05 de dezembro de 2025
Gestão

Ciro Gomes reforça elogios a Ronaldo Caiado e destaca gestão em Goiás durante palestra no CONAD

Apesar de suas críticas ácidas ao sistema político e à polarização nacional, Ciro dedicou parte de sua fala para reconhecer qualidades pessoais e administrativas do gestor goiano
Ciro Gomes durante palestra no CONAD, em Goiânia, onde reforçou elogios ao governador Ronaldo Caiado, destacando sua boa avaliação em Goiás e a gestão na segurança pública. Foto: Diário de Goiás.
Ciro Gomes durante palestra no CONAD, em Goiânia, onde reforçou elogios ao governador Ronaldo Caiado, destacando sua boa avaliação em Goiás e a gestão na segurança pública. Foto: Diário de Goiás.

Durante sua participação no Congresso Nacional de Administração (CONAD), realizado na noite desta sexta-feira (3), no Sesc Cidadania, em Goiânia, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) surpreendeu ao fazer uma série de elogios ao governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil). Apesar de suas críticas ácidas ao sistema político e à polarização nacional, Ciro dedicou parte de sua fala para reconhecer qualidades pessoais e administrativas do gestor goiano.

“O governador Ronaldo Caiado tem dotes importantes, e o mais relevante deles é a notícia de que ele é muito bem avaliado aqui em Goiás”, afirmou. Para Ciro, a boa imagem local do governador, somada a sua trajetória, o coloca como um nome relevante no cenário político nacional.

Elogios à gestão e à postura pessoal

Ao destacar o estilo de Caiado, Ciro foi enfático ao tratar da reputação do governador. “Eu o conheço pessoalmente, ele tem decência pessoal, é um bom administrador. Naturalmente, vocês aqui em Goiás percebem de perto esse resultado. Muitas vezes, a imagem que se tem de fora não corresponde à realidade de dentro”, observou.

Um dos pontos que mais chamou a atenção na fala do ex-presidenciável foi a referência à área de segurança pública em Goiás. “Esse conjunto de símbolos é eloquente a favor dele. O que se diz fora do estado é que a segurança aqui funciona, ao contrário do meu Ceará, que está hoje dominado por facções criminosas”, afirmou.

Ciro chegou a fazer um paralelo entre os dois estados. “No Ceará, infelizmente, há denúncias de que ao menos 50 políticos têm ligação com facções criminosas. Aqui, essa realidade não existe, e isso é um valor importante que deve ser reconhecido”, completou.

Críticas à “Bolsonaro dependência”

Apesar dos elogios, Ciro não deixou de apontar o que considera um ponto frágil na atuação de Caiado. “Acho que ele sofre um pouco dessa dependência, uma certa Bolsonaro dependência, que não era necessária. Ele precisará se esforçar um pouco mais para conhecer melhor o Brasil, para não ficar preso apenas a símbolos locais”, ponderou.

Caiado no cenário nacional

O ex-ministro também analisou o peso que Caiado pode ter na disputa nacional. “Ele é um nome competitivo, tem qualidades pessoais e administrativas, e é muito bem avaliado no estado. Mas, para se projetar nacionalmente, precisa ampliar o diálogo e mostrar que conhece os problemas do Brasil como um todo”, afirmou.

Na avaliação de Ciro, a boa aprovação em Goiás é um ativo político significativo, mas insuficiente isoladamente. “Um gestor pode ser muito bem avaliado em seu estado, mas, em uma eleição presidencial, precisa ter compreensão do país inteiro. Caiado tem pontos fortes, mas terá que se preparar para esse desafio maior”, avaliou.


Leia mais sobre: / / / / Notícias do Estado / Política