24 de novembro de 2024
Notícias do Estado

Circuito Caixa de Esportes Paraolímpicos será em Goiânia

O prefeito Iris Rezende recebeu  a comissão organizadora do Circuito Loterias Caixa, que ocorrerá em Goiânia entre os dias 12 a 15 de abril. O evento é organizado pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro e patrocinado pelas Loterias Caixa com o apoio da prefeitura. 

É a segunda vez que a capital recebe uma etapa da regional Centro-Leste do circuito – a primeira vez foi em 2010. Ao todo, 900 atletas estão inscritos em quatro modalidades: atletismo, natação, esgrima e halterofilismo. O evento é o maior das quatro edições regionais e conta com investimento de R$ 1,5 milhão da Caixa Econômica Federal (CEF). O cronograma anual ainda contempla mais três etapas nacionais e o brasileiro, no final do ano. 

“O esporte é mais que saúde, é uma oportunidade de sociabilizar, de melhorar a autoestima e autoconfiança e, no caso do Brasil, somos uma potência no esporte paraolímpico e Goiânia não pode deixar de apoiar. Somos cada vez mais consolidados como uma cidade de grandes eventos”, afirmou o prefeito.

Para o gerente de eventos do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), Erinaldo Chagas, Goiânia tem todas as condições de realizar um excelente evento. “A cidade abraçou o esporte paraolímpico e a prefeitura está ajudando com a logística do evento, que é difícil, pois possuí suas especificidades”, pontua Chagas.

“O prefeito está garantindo as condições para realizar o evento, que ocorrerá em vários pontos da cidade, como o Ginásio Rio Vermelho, Centro de Excelência e o Clube Sesi Ferreira Pacheco, e conta com a assessoramento da Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e da prefeitura, que cederá o transporte dos atletas e a organização do trânsito”, afirmou o secretário de Direitos Humanos, Filemon Pereira.

O evento

O Circuito Caixa Loterias é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e patrocinado pelas Loterias Caixa. Este é o mais importante evento paraolímpico nacional de atletismo, halterofilismo, esgrima e natação. Composto por quatro fases regionais e duas nacionais, tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidades para atletas de elite e novos valores do esporte paraolímpico do país. Em 2018, as disputas das fases nacionais serão separadas por modalidade – haverá ainda um Campeonato Brasileiro de cada esporte. 

A etapa regional Centro-Leste do Circuito Loterias Caixa de Atletismo, Halterofilismo e Natação e a 1ª Copa Brasil de Esgrima em Cadeira de Rodas da temporada 2018 receberá 900 atletas da região Centro Oeste, parte de Minas Gerais e Espírito Santo, nas quatro modalidades, no Centro de Excelência do estádio Olímpico, ginásio Rio Vermelho e no Clube do Sesi Ferreira Pacheco.

É a quarta e última etapa regional do Circuito Loterias Caixa, que já passou por Sergipe, Rio Grande do Sul, São Paulo, dando oportunidade de competidores de todas as Unidades da Federação de disputar uma vaga nas fases nacionais do maior evento do país para atletas com deficiência.

A terceira fase nacional receberá a denominação de Campeonato Brasileiro, em outubro, reunindo os melhores do ano. As três competições serão realizadas no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.


Leia mais sobre: Notícias do Estado