25 de novembro de 2024
Brasil

Cinco serviços que exigem e-CNPJ

O aumento de serviços e atividades que podem ser feitas na internet tornaram necessária a utilização de um método para garantir a proteção nas transações online. Em virtude disso, foram criadas formas de pagamento e programas específicos para impedir a ação de hackers nos sites. Outro item que surgiu para ajudar os internautas é o Certificado Digital, um tipo de assinatura criptografada que funciona como um documento online.

Por meio do Certificado Digital, seja e-CPF ou e-CNPJ, o internauta pode enviar dados confidenciais com validade jurídica a diversos sites, como a Receita Federal e a Conectividade Social. Confira quais são os serviços acessíveis com e-CNPJ:

Cadastrar marca e produtos

O e-CNPJ é solicitado para registro de marcas e produtos no site do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Portanto, se trata de uma ferramenta fundamental especialmente aos empreendedores que estão começando um negócio.

Assinar contratos de câmbio

Atualmente, vários bancos oferecem a opção de fechar contratos virtualmente, desde que o cliente disponha de um certificado digital.

Fazer procurações

No e-CAC, portal da Receita Federal, o usuário com e-CNPJ pode cadastrar, consultar e e até cancelar procurações.

Consultar intimações

Com o e-CNPJ, o usuário pode consultar intimações referentes à DCTF (Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais) e outros tributos, além de obter o boleto do DARF (Documento de Arrecadação da Receita Federal) para pagamento.

Pesquisar declarações enviadas

Somente quem possui o e-CNPJ tem acesso às declarações tributárias enviadas por aquele CNPJ, pois é uma informação confidencial que exige segurança. 

 

 

 

 

 

 

 


Leia mais sobre: Brasil